Sesi Franca volta a receber “Oriki Orixá – Tem um Passado no Nosso Presente”

  • Entre linhas
  • Publicado em 11 de novembro de 2016 às 10:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Espetáculo gratuito será encenado neste domingo, 13, às 19h; e na segunda-feira, 14, às 15h

Espetáculo tem como pano de fundo a religiosidade (Foto: Divulgação)

Representações marcantes para a formação da cultura e da religiosidade do povo brasileiro e de cidades como Salvador (Bahia) e Recife (Pernambuco), que também espelham a cultura de outros países e cidades do mundo como Havana (Cuba). As histórias tradicionais dos orixás compõem o enredo do espetáculo “Oriki Orixá – Tem um Passado no Nosso Presente”, que volta a ser encenado no Teatro do Sesi de Franca neste domingo, 13, às 19h, e na segunda-feira, 14, às 15h.

A temporada terá seis apresentações, todas gratuitas, e se encerra no dia 20 de novembro. Os ingressos podem ser reservados pelo Meu SESI no http://www.sesisp.org.br/meu-sesi. A programação completa pode ser conferida no http://www.sesisp.org.br/cultura/teatro/oriki-orixa-tem-um-passado-no-nosso-presente.html.  

Ainda pouco conhecida na região sudeste, apesar de ser bastante disseminada na cultura popular da região, as histórias dos orixás relembram o Brasil de suas raízes afro. O espetáculo também é uma oportunidade de refletir sobre um passado de exploração e produção escravista, relacionando-o com a realidade contemporânea.  A trama é inspirada em histórias da cultura afro-brasileira e afro-cubana compiladas em diversas obras por P. Verger, L. M. Núñez e S. Stone no livro Santeria Stories.

A peça faz parte do trabalho coletivo do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do SESI Franca, sob direção de Marina Madeira, orientadora de Artes Cênicas do SESI-SP, e está dentro da programação do Cena Livre, temporada de espetáculos dos NACs que traz Mito e Realidade como tema.

Assim como nas temporadas passadas, a quinta edição temática do Cena Livre retoma esse espírito de liberdade e experimentação que só o teatro interdisciplinar pode oferecer. “É uma oportunidade única para o público, tão acostumado a ver espetáculos prontos, de ter uma visão sobre um teatro mais genuíno, identificando suas peculiaridades e o seu desenvolvimento”, explica Anna Polistchuk, analista de Atividades Culturais do SESI-SP.

O espetáculo será apresentado dentro do projeto Cena Livre 2016, temporada de espetáculos dos NACs que traz Mito e Realidade como tema.

Assim como nas temporadas passadas, a quinta edição temática do Cena Livre retoma esse espírito de liberdade e experimentação que só o teatro interdisciplinar pode oferecer. “É uma oportunidade única para o público, tão acostumado a ver espetáculos prontos, de ter uma visão sobre um teatro mais genuíno, identificando suas peculiaridades e o seu desenvolvimento”, explica Anna Polistchuk, analista de Atividades Culturais do Sesi-SP.


+ Cultura