Sesi Franca pega Pinheiros no Pedrocão de olho na liderança do NBB Caixa

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de março de 2019 às 02:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para chegar ao topo da tabela, a equipe francana deve ganhar o confronto por 12 ou mais pontos

Neste sábado, Sesi Franca Basquete e Pinheiros realizam uma partida quentíssima entre o líder e o vice-líder da competição, no Pedrocão, às 18 horas, com transmissão ao vivo no Facebook do NBB.

Enquanto o Pinheiros é o líder, com 18 vitórias em 21 jogos (85,7% de aproveitamento), o Franca vem logo atrás, na segunda colocação, com 17 triunfos em 20 oportunidades (85,0% de aproveitamento).

Para chegar ao topo da tabela, a equipe francana deverá ganhar o confronto direto por 12 ou mais pontos devido a vitória do Pinheiros no primeiro turno, por 91 a 79. Somente neste cenário, o time comandado por Helinho Garcia poderá assumir a liderança já neste sábado.

Se olharmos para os números, podemos entender melhor os motivos de Pinheiros e Franca estarem onde estão. O principal ponto para isso é um: o equilíbrio nos dois lados da quadra.

Líder da competição, o time pinheirense é dono da segunda melhor defesa da competição, que sofre, em média, 74, 86 pontos por partida – atrás somente do Flamengo, com média de 71,70 pontos sofridos por jogo.

Já no lado ofensivo, o Pinheiros também não deixa a desejar. Com média de 82,29 pontos marcados por jogo, a equipe do Jardim Europa tem o quinto melhor ataque da competição.

E é justamente no quesito ofensivo que o Franca aparece no topo. Com média de 86,25 pontos feitos por jogo, a equipe da Capital do Basquete é a dona do melhor ataque do NBB CAIXA.

Já quando o assunto é a defesa, o Franca também não fica para trás e, com uma média de 77,55 pontos sofridos por partida, é a quinta equipe que menos sofre pontos na atual edição do NBB CAIXA.

Os caras do momento

Franca e Pinheiros contam com diversos nomes de peso dentro do cenário nacional. Dentre eles, dois estão nos holofotes de suas equipes: Lucas Dias, no Franca, e Betinho, no Pinheiros.

A boa temporada de ambas equipes, coincidência ou não, vai de encontro com o ótimo momento dos dois jogadores.

No Pinheiros, Betinho detém ótimos números nos jogos que marcaram a ascensão da equipe a liderança do NBB CAIXA. Nos últimos oito jogos, o atleta conseguiu médias de 16,8 pontos, 4,1 rebotes e 14,6 de eficiência e foi essencial para a escalada do Pinheiros ao topo da tabela de classificação.

Já no Franca, o ala/pivô Lucas Dias também vive grande fase. Na atual temporada, suas médias são de 16,3 pontos, 4,6 rebotes e 16,8 de eficiência e o consolidam como uma das principais armas do time comandado por Helinho Garcia.

Histórico pelo NBB

Ao longo dos anos, Pinheiros e Franca realizaram grandes confrontos dentro das quadras do NBB CAIXA. Em um panorama geral, ambos já mediram forças em 24 oportunidades e, dentre esses jogos, o retrospecto é de extremo equilíbrio – 13 vitórias para Franca e 11 para o Pinheiros.

Pelo NBB CAIXA 2009/2010, ambos estiveram frente a frente nos playoffs, nas quartas de finais. Na ocasião, o Franca venceu a série por 3 a 0  e rumou as semifinais da competição.

Já na atual temporada, o Pinheiros já superou o Franca no primeiro turno do NBB CAIXA. Em casa, a equipe do Jardim Europa venceu o duelo pelo placar de 91 a 79.

Reencontros

Outro fator que promete deixar a partida ainda mais especial serão os reencontros entre alguns jogadores que já estiveram do outro lado do duelo.

No Franca, quatro atletas já vestiram as cores do Pinheiros, casos do armador Elinho e do pivô Cipolini, formados nas categorias de base da equipe, do ala André Goes, com passagem na temporada 2010/2011, e do ala/pivô Lucas Dias, que vestiu as cores do Pinheiros entre 2011 e 2016.

Já no Pinheiros o único jogador que esteve do outro lado do duelo foi o ala Isaac, que jogou pelo clube da Capital do Basquete entre 2015 e 2017.


+ Basquete