Senador Airton Sandoval tem mandato sob ameaça com nova crise política

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de maio de 2017 às 13:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

PSDB discute entrega de cargos, e isso pode representar a perda do mandato do francano Airton Sandoval

O PSDB decidiu destituir o senador afastado Aécio Neves da presidência da legenda. O posto será ocupado interinamente pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).

Senadores do PSDB estão reunidos desde o início da manhã para discutir o desembarque do partido do governo Temer, com a entrega imediata dos cargos. 

O PSDB tem quatro ministérios na atual gestão: Secretaria de Governo, Relações Exteriores, Cidades e Direitos Humanos.

Nas Relações Exteriores está o senador titular Aloysio Nunes Ferreira que, ao assumir o cargo no Governo Temer, abriu a vaga ao seu suplente, o francano Airton Sandoval Santana, que é do PMDB, mas entrou na chapa como suplente do tucano por articulação do falecido ex-governador Orestes Quércia. 

Airton  Sandoval tomou posse em 09/03 passado e sua ascensão ao Senado Federal foi comemorado pelo PMDB, que passou a ter um representante paulista na bancada nacional da mais alta casa de leis do País. 

No início do governo Temer, o partido controlava cinco pastas. Mas com a ida de Alexandre de Moraes para o STF (Supremo Tribunal Federal), o partido ficou com quatro ministérios. A pasta foi ocupada por Osmar Serraglio, do PMDB.

A reunião entre os senadores tucanos acontece no gabinete do senador Tasso Jereissati e conta com a presença de toda a bancada e quatro governadores, por meio de conferência telefônica.

O secretário de governo de Michel Temer, Antonio Imbassahy (PSDB-BA) deve se reunir com os senadores ainda hoje para definir o futuro do partido no governo. 

Uma reunião da bancada do PSDB também acontece na Câmara dos Deputados neste momento.


+ Política