Semana Senac de Leitura promove até sexta, 27, atividades culturais e lúdicas

  • Entre linhas
  • Publicado em 24 de abril de 2018 às 10:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aberta ao público, programação traz exibições de obras cinematográficas, rodas de conversas, música e outros

Cena do documentário Nunca me Sonharam

​Os livros são a tradução em versão escrita do imaginário do autor. Diversas obras tornam-se passaportes mais acessíveis para viagens incríveis, por isso, a 3ª edição da Semana Senac de Leitura tem como temática Filmes e Séries Inspirados em Livros. Até o dia 28 de abril, o evento acontece em toda a rede Senac São Paulo, com a oferta de serviços e ações culturais de qualidade totalmente gratuitas, contribuindo para ampliar a assiduidade à leitura da infância à vida adulta.

Na unidade de Franca haverá muitas atrações até 27 de abril. A agenda abrange apresentações musicais com trilhas sonoras de clássicos do cinema, como A Bela e a Fera, Harry Potter e O Mágico de Oz; clube de leitura; rodas de conversas sobre o jovem no mercado de trabalho; atividades recreativas dentro da temática desta edição; e projeção de trailers de filmes que foram adaptados de livros, por exemplo, A Culpa é das Estrelas, Como eu Era Antes de Você e Extraordinário.

Leandro D’Arco, gerente do Senac Franca, conta que o público também poderá assistir e debater sobre o documentário Nunca me Sonharam, que reúne estudantes e especialistas em educação para refletir a respeito do ensino médio nas escolas públicas do Brasil. “O filme traça um panorama do setor educacional, mostrando diferentes pontos de vista da área, a fim de promover uma importante discussão social”, afirma. A sessão será nesta terça-feira, 24 de abril, das 19 às 21 horas.

Ainda como parte da agenda, a unidade realizará a campanha Troca que Alimenta, que propõe ao público a escolha de um livro da Editora Senac São Paulo que mais agrada, entre os disponíveis na biblioteca, por um quilo de alimento não perecível. Essa ação acontecerá todos os dias durante a realização do evento. 

Segundo a pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, feita pelo Ibope para o Instituto Pró-Livro, 67% dos entrevistados afirmaram que não tiveram quem os estimulassem o hábito da leitura durante a infância. Diante disso, a Semana Senac de Leitura, com a proposta de promover a reflexão sobre a importância da produção escrita e da leitura como elementos formadores de indivíduos críticos, também recebe a Feira de Troca de Livros e gibis.

Na programação da instituição há mais de 10 anos, a feira permite acesso gratuito a diversas obras brasileiras e estrangeiras, ampliando as chances de iniciação no mundo da leitura. Na unidade de Franca, são 450 títulos disponíveis para troca. Quem quiser participar, deve levar livro ou gibi e seguir as regras abaixo:

  • Materiais muito antigos não serão aceitos;
  • A troca será de livro por livro e gibi por gibi;
  • Livros de literatura em geral são bem aceitos (seguindo o critério de conservação e qualidade);
  • São permitidos livros de literatura estrangeira, nacional, infantil, infanto‐juvenil e gibis;
  • Não serão aceitos materiais didáticos, livros de cunho político/partidário, religioso, dicionários, lista de endereços e telefones, teses e dissertações, enciclopédias, pornográficos e sobre sexologia, código civil e legislação, e livros de informática.

Para conferir a programação completa, acesse o portal www.sp.senac.br/semanasenacleitura. Mais informações pessoalmente na unidade.

Serviço: 

Programação Semana Senac de Leitura

Roda de conversaMaze Young

Data: 24 de abril de 2018

Horário: das 9 às 11 horas; e das 14 às 17 horas

Local: auditório

Cine reflexão – Nunca me Sonharam

Data: 24 de abril de 2018

Horário: das 19 às 21 horas

Local: auditório

Book Cine Clube de leitura

Data: 26 de abril de 2018

Horário: das 10 às 11 horas; e das 15 às 16 horas

Local: auditório

Gincana – Imagem e Ação

Data: 27 de abril de 2018

Horário: das 10 horas às 10h30

Local: jardim

Feira de Troca de Livros

Data: 23 a 27 de abril de 2018

Horário: das 9 às 21 horas

Local: biblioteca

Troca que Alimenta

Data: 23 a 27 de abril de 2018

Horário: das 9 às 21 horas

Local: biblioteca

No Spoilers! (Projeção de trailers de filmes que foram adaptados de livros)

Data: 23 a 27 de abril de 2018

Horário: das 9 às 21 horas

Local: auditório

Senac Franca

Endereço: Rua Alfredo Lopes Pinto, 1345, Vila Teixeira – Franca/SP

Informações : www.sp.senac.br/semanasenacleitura

Participação gratuita


+ Cultura