Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho chega ao fim

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de outubro de 2019 às 13:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mais de 40 funcionários públicos compareceram às três palestras realizadas durante a SIPAT

Na tarde da última sexta-feira, 04 de outubro, a I SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da Câmara Municipal de Franca chegou ao fim.
Ela, que atende às normas regulamentadoras nº s 5 e 9 do Ministério do Trabalho e Emprego, consistiu de três palestras sobre temas que ajudaram os servidores da Câmara a aprimorarem as suas habilidades e competências. Mais de 40 funcionários da Câmara Municipal compareceram à Semana.

O vereador Kaká foi o primeiro a discursar, no último dia 02. Ele, através da sua trajetória de vida, apresentou aos funcionários o poder das escolhas (veja mais aqui:
https://franca.sp.leg.br/noticias/2019/10/comeca-semana-de-prevencao-de-acidentes).

Na quinta-feira, 03, foi a vez psicóloga Débora Nassif falar sobre identidade pessoal, relacionamento interpessoal, comunicação e inteligência emocional aplicada ao trabalho. “A inteligência emocional foge daquele conceito de que inteligência é só para quem é bom em matemática. A inteligência emocional traz pontos importantes para
relacionamentos interpessoais, um convívio saudável e uma comunicação assertiva. Quando falamos desse tema, tratamos de uma maturidade de conseguir olhar para si mesmo e gerenciar as suas próprias emoções”, explicou Débora.

A Semana foi encerrada com uma palestra da fisioterapeuta especialista em ergonomia Carolina Fontes e da terapeuta ocupacional mestre em promoção de saúde Indira Ravagnani. Juntas, elas abordaram temas importantes como ergonomia, postura no trabalho, dor e sintomas psicossomáticos. “A ergonomia nada mais é do que um estudo para proporcionar maior conforto e eficiência ao trabalhador. É um estudo do ambiente de trabalho de uma forma geral, assim como o estudo individual de cada indivíduo”, informou Carolina. “As doenças psicossomáticas demonstram como a nossa mente está relacionada ao nosso corpo. Às vezes sentimos uma dor e não sabemos que ela pode
estar relacionada com o aspecto emocional”.​


+ Cotidiano