Semáforo temporizador: Departamento de ​Trânsito faz experimento em Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de dezembro de 2019 às 20:27
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É um recurso importante tanto para o condutor como para o pedestre, para evitar acidentes de trânsito

O Departamento de Trânsito da Secretaria de Segurança e Cidadania de Franca instalou dois conjuntos de semáforos temporizadores em avenidas de grande movimento de veículos. 

A proposta é de reduzir os acidentes de trânsito e favorecer a fluidez do tráfego.

Márcio dos Santos, secretário da pasta, explicou que o experimento deverá ocorrer até o final da primeira quinzena de dezembro. E se houver aprovação e bom funcionamento, outros cruzamentos deverão receber os equipamentos em Franca.

Marcio dos Santos disse ao Jornal da Franca que o temporizador é um painel anexo ao semáforo que informa aos condutores de veículos o tempo restante para a mudança do sinal luminoso do verde para o vermelho. 

É um recurso importante de auxílio, tanto para o condutor, bem como para o pedestre, para evitar acidentes de trânsito. Já funciona bem em cidades maiores do que Franca.

Uma proposta para a revisão do Código de Transito Brasileiro (CTB), em vigor desde 1997, promete causar bastante polêmica: tornar obrigatória a instalação de temporizadores sincronizados nos semáforos para alertar os motoristas do tempo que ainda resta antes de o sinal ficar vermelho.

A medida é polêmica. Para José Mario de Andrade, especialista em transito e diretor de Negócios Internacionais da Perkons, a instalação do mecanismo pode favorecer infratores e maus condutores. 

“A instalação de um relógio regressivo pode contribuir para um comportamento oposto ao que visa a medida: o condutor pode aproveitar o pouco tempo do semáforo para ultrapassar o cruzamento.

Além disso, a informação adicional tira a atenção do motorista para o cenário a sua volta”, avalia o especialista.

Para ele, a decisão do comportamento continua sendo muito subjetiva: da mesma forma que o motorista se sente estimulado a aumentar a velocidade quando o sinal está prestes a se tornar vermelho, também o fará nos segundos finais mostrados pelo temporizador.

MUDANÇAS

A aceitação da população tem sido grande, avaliou o Secretário de Segurança. 

E de acordo com os estudos, as avenidas Ademar de Barros, Integração, Presidente Vargas, Major Nicácio, entre outras, estão no planejamento para receber o equipamento. “Por enquanto estamos fazendo experimentos” disse.


+ Urbanismo