Sem respeitar isolamento social, Franca pode ter quarentena prorrogada

  • Entre linhas
  • Publicado em 6 de maio de 2020 às 20:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alerta é do Secretário de Saúde, José Conrado Netto; Governo estadual fará avaliação com base em números

Secretário da Saúde, José Conrado Netto, teme que quarentena em Franca seja prorrogada

À medida em que se aproxima a data limite de vigência do Decreto de Calamidade Pública em vigor em Franca, que possibilitou a flexibilização das atividades em alguns setores do comércio (e termina no próximo domingo, dia 10), a cidade precisa se conscientizar mais sobre a importância de se ficar em casa, respeitando o isolamento social.

O alerta é do Secretário Municipal de Saúde, Chefe de Gabinete e coordenador do Comitê de Contingenciamento, José Conrado Dias Netto, destacando que esse comportamento vai servir de referência para que o governador do Estado, João Doria, tome nova decisão nesta sexta-feira, 08 de maio, permitindo que alguns municípios retornem gradativamente às suas atividades, cercados daqueles cuidados necessários.

O governador tem dito em suas recentes manifestações que seria preciso manter um índice de distanciamento social (em Franca foi deliberado em reunião de lideranças que a palavra isolamento seria banida nesse momento), na faixa de 50 a 60%.

Durante o recente feriado, Franca conseguiu avançar, mas a partir de segunda-feira, 04, voltou a patamares abaixo de 50%, o que segundo o Secretário de Saúde é muito ruim e pode inviabilizar qualquer tipo de flexibilização no que depender do Governo do Estado.

“As pessoas devem ficar em casa, pois é a melhor forma de evitar a disseminação do vírus e o risco de contágio”, salienta, José Conrado Dias Netto, que também reforça sobre a obrigatoriedade do uso da máscara em todo momento que a pessoa for sair de casa. 

O secretário de Saúde sugere ainda que no ambiente familiar, quando tiver de sair, saia apenas uma pessoa, de preferência quem for mais jovem e gozar de melhor saúde. “Outra recomendação é com os cuidados com a higiene pessoal, lavando sempre as mãos, seja com água e sabão ou álcool e gel”, completa.


+ Saúde