Sem renovação, Polícia Civil de Franca pode perder metade do efetivo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de junho de 2018 às 15:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Corporação tem cerca de 340 homens e mulheres em Franca, mas metade já pediu aposentadoria

O efetivo da Polícia Civil de Franca pode ser drasticamente reduzido nos próximos meses. Isso porque informações não oficiais dão conta que mais da metade dos policiais já entrou com pedido de aposentadoria e pode se afastar do trabalho em breve, caso os respectivos benefícios sejam concedidos.

A corporação conta, atualmente, com cerca de 340 homens e mulheres, que atuam em diversas funções, como delegados, investigadores, escrivães, agentes, carcereiros, entre outras. Se metade se aposentar, conforme as solicitações, distritos policiais e delegacias especializadas poderão ter os atendimentos comprometidos.

A esperança é que os recentes concursos realizados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo contemple Franca e região com alguns policiais para que se descarte o risco de comprometimento dos atendimentos à população.

A Polícia Civil, ou Polícia Judiciária, tem o papel fundamental de investigar e elucidar os crimes que o Estado não conseguiu impedir que ocorressem. Em Franca, a estrutura conta com cinco distritos – um em cada região da cidade – e as especializadas DDM (proteção à mulher), DISE (entorpecentes) e DIG (investigações gerais). A antiga Ciretran, hoje Detran, está sob a gestão direta do Estado.


+ Segurança