Selecionados no concurso “Parceiros da Saúde contra a Dengue” são premiados

  • Entre linhas
  • Publicado em 11 de novembro de 2015 às 23:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entrega dos prêmios é nesta quinta, 12, no Teatro Municipal, e reconhece alunos de diferentes escolas

Será realizada nesta quinta-feira, 12, às 14h, a premiação do concurso cultural “Parceiros da Saúde no Combate à Dengue”, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O evento que ocorrerá no Teatro Municipal, contará com a presença de autoridades, educadores e os alunos das escolas envolvidas com essa realização, que acontece pela terceira vez na cidade.

Um dos objetivos dessa iniciativa, segundo a Vigilância Ambiental, é manter a discussão em torno da dengue em destaque durante o tempo todo e envolver de maneira mais direta os estudantes e educadores, que atuam como cidadãos multiplicadores de informações. A realização do concurso foi outra forma de incentivar a participação e discussão do assunto em sala de aula, com informações que nem sempre são disponíveis a respeito do mosquito transmissor da dengue, sintomas da doença e como podem ser evitados os criadouros.

O concurso cultural é resultado do “Projeto Cidadão Multiplicador”, desenvolvido pelo setor de Informação, Comunicação e Educação da Vigilância Ambiental e visa envolver o maior número de pessoas na prevenção contra essa doença. Outra preocupação é ampliar as  parcerias, envolvendo também a Secretaria Municipal de Educação e Diretoria de Ensino, fazendo uma mobilização social contra a doença.

Os números

O resultado de 2015 mostra que o objetivo tem sido alcançado, pois foi  registrada a adesão de 54% das escolas da rede municipal; 26% das escolas da rede estadual e 40% de participação das escolas da rede particular, que receberam a divulgação.

Outra informação relevante é o fato de que o concurso atingiu 85% da área do mapa de Franca, ou seja, a cidade é dividida em sete áreas. O concurso teve adesão de escolas de 23 pontos dos 35 existentes.

Os premiados

No item frase,  o vencedor foi o aluno Bruno Henrique de Matos Miguel (Não Acumule Água se não a Dengue te dá uma Picada), da Escola “Amália Pimentel”, do Jardim Francano.  Os textos premiados para a história em quadrinhos foram os dos alunos Rafaela Mendonça Pascoal, da Escola “Sueli Contini Marques”, do Jardim Tropical; e Luiz Gustavo de Souza Flávio, da Escola “Hélio Palermo”, no Jardim Dermínio.

Quanto aos desenhos foram classificados 12 produções, que ilustrarão o calendário de 2016: Beatriz Andrade Silva (Colégio Copérnico);  Carlos Eduardo Silva Fernandes (Escola “Rita de Cássia Calixto Xavier”, Jardim Pulicano);  Ana Paula Lemos de Paula, da Escola “Sueli Contini Marques”, Jardim Tropical I;  Luis Miguel Leal Castro, da EMEB “Frei Lauro de Carvalho Borges”, do Jardim do Éden; Natália de Souza Moura, da EMEB “Vanda Tereza Badaró”, Recantor Elimar II; Maria Cecília de Souza Guerreiro, Escola “Caetano Petráglia”; Lauane Gabriela de Araújo, da Escola “Lúcia Gissi Ceraso”, Jardim Noêmia; Lívia Portela  Ferreira, EMEB “Frei Lauro de Carvalho Borges”, Jardim do Éden;  Gabriel Lemmerneier Souza Antunes e da Stella de Lima Cortez, ambos da Escola “Suzana Ribeiro Sandoval”, na Vila Imperador; Lívia de Assis Amaral S. Bonifácio, da EMEB “Christianne Dezuani Dias de Oliveira”,Vila Real e Lorena Stefany Venerando dos Santos, da Escola “Amália Pimentel”, no Jardim Francano.


+ Cotidiano