​Seja Digital e ESAC-Franca se mobilizam em prol da TV digital na região de Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de outubro de 2017 às 06:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:22
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Iniciativa capacitará mobilizadores para processo de migração para sinal de TV em Franca

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, e a ESAC (Escola de Aprendizagem e Cidadania de Franca), administrada pelo Rotary Club de Franca, firmaram parceria neste mês de setembro para informar a população sobre essa mudança. 

Em Franca e em mais 24 municípios da região, o desligamento do sinal analógico de televisão acontecerá no dia 29 de novembro. Após essa data, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital.

A parceria prevê em nove cidades, Franca, Barretos, Batatais, Guaíra, Miguelópolis, Ituverava, Guará, Pedregulho e Colinas, ações de mobilização com líderes comunitários, em escolas, centros religiosos, de convivência do idoso, de juventude, de inclusão digital, entre outros; além da contratação e treinamento de mobilizadores que atuarão como multiplicadores do processo de migração do sinal de TV, levando informação sobre como ter acesso ao sinal digital à população.

Além disso, os mobilizadores também orientarão as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal (Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec e Carteira do Idoso, entre outros) sobre o processo de distribuição de kits gratuitos, ação realizada pela Seja Digital. Eles farão o agendamento para que os beneficiários retirem os kits gratuitos e orientarão sobre como instalar os equipamentos em suas residências.

Mutirões também serão realizados em eventos comunitários e bairros específicos, visando formar 5 mil multiplicadores para informar e orientar a população sobre o desligamento do sinal analógico de TV. Usuários da Área Azul de Franca, assim como pontos de venda dos talões, empresas contratantes de aprendizes da ESAC, entidades, conselhos municipais e projetos sociais da ESAC também serão engajados neste processo de migração do sinal de TV.

As famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal têm direito a um kit gratuito, com antena digital e conversor com controle remoto. Para agendar a retirada do kit, basta acessar o site www.sejadigital.com.br ou a central telefônica 147, com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Cerca de 67 mil kits (com antena digital e conversor com controle remoto) serão distribuídos gratuitamente na região de Franca.

Sobre a ESAC 

A ESAC (Escola de Aprendizagem e Cidadania de Franca) é uma Associação Civil de direito privado, com fins não econômicos, de caráter assistencial e beneficente, que tem como missão prestar assistência social a crianças e adolescentes incluindo seus familiares, em situação de vulnerabilidade social, visando a prevenção da incidência de riscos, a promoção do protagonismo e participação cidadã, a mediação do acesso ao mundo do trabalho.

Administrada voluntariamente pelo Rotary Club de Franca, em seus 48 anos de história já atendeu mais de 40 mil pessoas diretamente. Atende hoje 150 usuários, em parceria com o Poder Público Municipal e Estadual através do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 

Oferece anualmente a 580 adolescentes a oportunidade de participação no “Programa Primeira Etapa”, de aprendizagem preparatório para o trabalho, e no “Programa Jovem Aprendiz”, possibilitando o primeiro emprego. 

Para isso, administra a Área Azul, estacionamento rotativo da região central de Franca. A ESAC tem como parceiros o Poder Público Municipal e Estadual, o Centro Universitário Uni-Facef, os Centros de Referência de Assistência Social e Especializado de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social e Conselhos Tutelares.

Sobre a Seja Digital 

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. 

Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. 

Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico.

Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.


+ Tecnologia