Seja Digital assina nesta segunda, 04, contrato com 45 prefeituras da região

  • Entre linhas
  • Publicado em 4 de setembro de 2017 às 10:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Parceria prevê a capacitação de servidores durante o processo de digitalização do sinal de TV

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, e 45 prefeituras da região de Ribeirão Preto e Franca, firmam nesta segunda-feira, 04 de setembro, às 12h, parceria com assinatura coletiva do Termo de Cooperação para levar informação sobre o desligamento do sinal analógico de TV à população. Nessas localidades, o sinal analógico será desligado no dia 29 de novembro e, após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital.

O evento contará com a presença do presidente da Seja Digital, Antônio Carlos Martelletto, e será liderado pelo Prefeito da cidade de Ribeirão Preto, Antonio Duarte Nogueira. Também foram convidados os prefeitos das outras 44 cidades das regiões de Ribeirão Preto e Franca, municípios que terão o sinal analógico de TV desligado em 29 de novembro.

Na região de Ribeirão Preto, outras 19 cidades passarão pela migração do sinal de televisão: Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cravinhos, Jaboticabal, Jardinópolis, Luiz Antônio, Morro Agudo, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e Taquaral.

Já na região de Franca as cidades são: Aramina, Barretos, Batatais, Buritizal, Colina, Colômbia, Cristais Paulista, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jaborandi, Jeriquara, Miguelópolis, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista.

A parceria prevê a capacitação de servidores municipais para que atuem como multiplicadores do processo de migração do sinal de TV, levando informação e orientação sobre o que deve ser feito para que as TVs possam ter acesso ao sinal digital. Além disso, os servidores também orientarão as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal (Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec e Carteira do Idoso, entre outros) sobre o processo de distribuição de kits gratuitos a que têm direito. Cerca de 75 mil kits gratuitos estão disponíveis para as cidades da região de Ribeirão Preto e mais de 65 mil para a região de Franca.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.


+ Tecnologia