Secretaria de Saúde confirma 1,4 mil casos de dengue em Ribeirão Preto

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de abril de 2019 às 12:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Número de moradores infectados passou de 446 para 119 entre a 1ª quinzena de março e abril

Até a primeira quinzena de abril, Ribeirão Preto (SP) confirmou 1.443 casos de dengue, dez vezes mais que no mesmo período do ano passado, quando 152 moradores foram infectados pelo vírus, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde.

Apesar do avanço da doença, o Boletim Epidemiológico aponta que o número de pacientes começou a diminuir. Nos primeiros 15 dias de março, haviam sido confirmados 446 casos de dengue, contra 119 no mesmo período de abril – queda de 73%.

O número de suspeitas também está reduzindo: na primeira quinzena de abril foram 1.072 notificações, ante 1.145 em março.

Assim como em anos anteriores, a zona Leste do município concentra a maioria dos casos. Ao todo, são 482 moradores infectados. Em seguida, estão os bairros das regiões Norte e Oeste, com 339 e 290 casos confirmados, respectivamente.

O Boletim Epidemiológico também aponta aumento dos casos suspeitos de Chikungunya, que também é transmitida pela Aedes aegypti. Até segunda-feira (15), 51 pacientes procuraram as unidades de saúde com sintomas da doença, mas só um caso se confirmou.

O infectologista Fernando Bellissimo Rodrigues explica que os próximos dados dependerão da frequência de chuvas, da temperatura e do controle dos focos de Aedes aegypti, o mosquito que transmite a dengue, a Chikungunya, o vírus da Zika e a febre amarela.


+ Cidades