​Secretaria da Justiça promove ações para valorização da mulher

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de março de 2019 às 11:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Será firmada parceria para ampliar serviços públicos e lançada campanha Mulher Você Pode!

Até o fim deste mês, a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) promoverá uma série de ações para valorização das mulheres. 

Em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a partir das 14h, o secretário da pasta, Paulo Dimas Mascaretti, e representantes de universidades e da sociedade civil assinarão um protocolo de intenção para ampliar o atendimento de serviços gratuitos voltados às mulheres nas áreas de saúde, educação, lazer, direito, psicologia e assistência social. 

A modelo Luiza Brunet participará da cerimônia.

Os atendimentos serão prestados por alunos dos cursos de Medicina, Direito, Psicologia, Nutrição, Educação Física e Serviço Social em órgãos públicos como os Centros de Integração da Cidadania (CICs), mantidos pela Secretaria, em Delegacias de Defesa da Mulher e em hospitais.

“Eles serão orientados e acompanhados por professores das instituições de ensino. A Coordenação de Políticas para a Mulher da SJC fará a gestão do protocolo de intenção, promoverá reuniões, oficinas de capacitação e avaliação das atividades executadas pelos estudantes”, disse a coordenadora de Políticas para a Mulher, Albertina Duarte Takiuti.

A partir das 15h, no auditório Espaço da Cidadania “André Franco Montoro” na SJC, a ginecologista Maria de Fátima Duarte proferirá a palestra  Histórias de Superação – Atendimento à Mulher Deficiente.

Maria de Fátima é especialista em Sexualidade pelo Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do Hospital das Clínicas e tem certificado de atuação na área de Sexologia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Também é autora dos livros Sem Barreiras – Mulheres Invisíveis Retirando seus Véus e Gravidez – Mitos e Verdades. Desde julho de 2012, trabalha no Projeto Sábado Sem Barreiras, primeiro ambulatório de atendimento ginecológico à mulher com deficiência. O serviço é oferecido no Hospital Pérola Byington no último sábado de cada mês.

Campanha Mulher, Você Pode!

A SJC também lançará a campanha Mulher, Você Pode! para valorizar o papel da mulher na transformação da sociedade. 

Um vídeo a ser divulgado no site e nas mídias sociais da Secretaria apresentará histórias de superação de trabalhadoras, mães e de empreendedoras de sucesso. 

As servidoras da Secretaria da Justiça foram escolhidas para estampar os cartazes da campanha, uma forma de homenageá-las pelas atividades desenvolvidas em São Paulo. 

A campanha contará ainda com materiais diversos para divulgação na web. 

As peças exibirão mensagens como: Na Secretaria da Justiça e Cidadania, a Mulher é Cidadã e Conheça as Políticas para a Mulher da SJC. Acesse: justiça.sp.gov.br.

“A ONU oficializou 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. A data homenageia as mulheres que reivindicaram o direito ao voto, melhores condições de trabalho, e acima de tudo, que lutaram e que ainda lutam pelo respeito à dignidade da pessoa humana para evitar qualquer tipo de agressão física ou moral”, afirmou o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti. 

A estrutura da SJC conta com órgãos que oferecem suporte para atendimento médico, jurídico, psicológico e de assistência social à mulher para promoção da saúde, preservação de direitos e proteção à vida.