Se você não determinar suas prioridades na vida, alguém fará isso por você

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de fevereiro de 2020 às 17:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Por que é importante uma pessoa estabelecer prioridades na vida? Leia e tome suas atitudes para viver melhor

​Se você não tiver clareza sobre suas prioridades, é provável que cada vento de mudança o leve um pouco mais longe de seus objetivos, até você acabar perdendo-os de vista. 

Ou pior ainda, para outras pessoas decidirem por você, para determinar quais coisas, tarefas e objetivos você deve priorizar em sua vida. 

E assim, você acabará perseguindo objetivos que não lhe pertencem, correndo atrás dos sonhos dos outros.

Da pressão direta à manipulação emocional: Diferentes tipos de controle

No mundo, sempre haverá pessoas dispostas a nos dizer o que devemos fazer e como devemos fazê-lo, professores improvisados ​​de tudo e conhecedores de tudo o que queira impor seus pontos de vista e a maneira de ver o mundo.

Geralmente são pessoas arrogantes, movidas por uma síndrome de Procusto e com pouca empatia, que não concebem nada além de sua maneira de entender as coisas. 

Muitas vezes, essas pessoas recorrem a críticas, desaprovação ou até desprezo por se impor. E se não somos fortes o suficiente, se não construímos uma auto-estima à prova de balas, é fácil cair nas redes deles.

No entanto, tendemos a sofrer diferentes mecanismos de pressão. 

Algumas pessoas agem de maneira mais sub-reptícia, recorrendo à manipulação inculpatória, interpretando o papel das vítimas para, dessa forma, fazer-nos assumir suas prioridades e esquecer as nossas.

Esse tipo de controle é muito mais difícil de detectar e, portanto, mais perigoso, pois geralmente vem de pessoas próximas com as quais mantemos um vínculo emocional mais próximo. 

Essas pessoas não tentarão impor suas prioridades por “força”, mas acabarão fazendo isso tocando cordas sensíveis como nosso senso de responsabilidade.

A parábola sobre prioridades na vida

Eles dizem que um dia, um professor de filosofia ficou na frente de sua classe e, sem dizer uma palavra, pegou um grande pote vazio e o encheu de pedras com aproximadamente cinco centímetros de diâmetro. 

Então ele perguntou aos alunos se a jarra estava cheia. Todo mundo disse que sim.

Depois, o professor pegou uma caixa de pedras muito menores e as despejou na jarra. 

Ele balançou a jarra levemente e as pedras rolaram até ocuparem as áreas vazias entre as pedras. O professor perguntou novamente aos alunos se o frasco estava cheio. Todos concordaram novamente que estava cheio.

No entanto, o professor pegou uma caixa de areia e despejou na jarra. A areia preencheu os espaços restantes. “Agora”, disse o professor, “a jarra está cheia.

 Este frasco é como a sua vida. Rochas são coisas verdadeiramente importantes, aquelas que dão sentido à nossa existência. Seixos também são importantes, mas não tanto. E a areia representa todas as coisas inconsequentes.

«Se colocarmos a areia na jarra primeiro, não haverá espaço para pedras ou seixos. O mesmo acontece em nossa vida. Se desperdiçarmos todo o nosso tempo e energia em coisas pequenas e irrelevantes, nunca teremos espaço para as coisas que realmente contam.

Por que é tão importante ter prioridades na vida?

” Nenhum vento é favorável para quem não sabe para qual porto vai “, disse Seneca. 

Se não tivermos certeza do que queremos alcançar, provavelmente perderemos oportunidades valiosas e acabamos desperdiçando muito do nosso potencial. Tendo prioridades claras na vida, pelo contrário:

1) – Isso nos ajuda a alcançar nossos objetivos. Ser claro sobre o que queremos e para onde queremos ir é essencial para focarmos nele e alcançarmos nossos objetivos. 

Dessa forma, podemos aproveitar as oportunidades assim que surgirem e nos aproximarmos cada vez mais do objetivo que estabelecemos.

2) – Isso nos permite ser mais eficazes. Ter nossas prioridades claras nos impedirá de desperdiçar tempo e energia preciosos em tarefas que não nos dão muito. 

Manter o controle de nossos objetivos nos ajuda a encontrar o caminho mais direto, sem desperdiçar desnecessariamente energia em coisas que não apenas não nos trazem nada, mas nos afastam de nossos objetivos.

3) – Isso nos devolve o controle. Embora estejamos cientes de que existem fatores que não podemos controlar, ter prioridades claras na vida nos capacita e nos permite recuperar as rédeas de nossas vidas.

Com isso, podemos desenvolver um lócus interno de controle que nos tornará pessoas mais proativas.

5 etapas para determinar prioridades 

Na vida há prioridades, e é importante tê-las claras ou corremos o risco de chegar ao fim da estrada sem ter feito o que queríamos, arrastando o fardo pesado do arrependimento.

Infelizmente, não é fácil perceber que estamos nos afastando dos nossos sonhos, porque é um processo gradual em que hábitos, costumes, urgências e eventos imprevistos são impostos ao encher nossas vidas.

Isso não nos dá tempo para pensar.  A boa notícia é que podemos parar esse círculo vicioso:

1. Dissecar seu dia a dia

Pense no que você faz todos os dias. Dissecar as horas. Conscientemente. O que você faz mais tempo durante o seu dia? Que tarefas você passa mais tempo durante a semana? E durante o mês? E no final do ano?

Um bom exercício é tirar uma semana comum da sua vida e escrever o que você faz todos os dias, bem como o tempo aproximado que você dedica a cada atividade. Os resultados provavelmente surpreenderão você.

Você pode descobrir que dedica uma quantidade enorme de tempo a tarefas que são irrelevantes ou que nada contribuem para os objetivos de longo prazo que você definiu. 

É normal. Muitas vezes nos empolgamos com a rotina, o inesperado consome nosso tempo e as urgências dos outros são impostas. O primeiro passo é ter consciência de que caímos nesse circuito.

2. Pergunte a si mesmo o que é importante para você agora

Pegue papel e lápis e escreva as 10 ou 7 coisas mais importantes para você agora. Analise-os e pergunte-se: qual a importância deles em 5 ou 10 anos? 

Essas prioridades ajudam você a atingir seu objetivo na vida ou são um obstáculo? São realmente suas prioridades ou são as prioridades que alguém impôs?

Lembre-se de que as prioridades também mudam com o tempo. Talvez o que uma década atrás era importante para você, não seja mais. Tente assumir essa distância psicológica ao analisar suas prioridades atuais.

3. O que você quer fazer com sua vida?

Pergunte a si mesmo o que é realmente importante para você. Não para os outros, a menos que sua prioridade na vida seja agradar aos outros. 

Isso não significa adotar uma atitude egoísta, mas apenas priorizar sua felicidade. Não é uma coisa boa ou ruim, é apenas o que você considera importante.

Lembre-se de que um dos principais obstáculos para definir nossas prioridades é o medo de críticas, rejeição ou raiva de outras pessoas, o que pode nos levar a escolher o que é socialmente aceitável, mas não o que é mais importante para nós.

4. Identifique suas desculpas

Durante todo esse processo de introspecção, dúvidas e desculpas geralmente aparecem. É difícil para a mente lidar com a dissonância cognitiva, por isso prefere se apegar às desculpas por não mudar e manter o status quo . 

É um processo que frequentemente fazemos inconscientemente, mas que é importante trazer à luz.

Portanto, depois de identificar a lacuna entre seus sonhos e suas prioridades atuais, chegou a hora de investigar essas desculpas limitantes. 

Talvez não se trate apenas de pressão social, mas de que a pressão social tenha lhe dado a desculpa perfeita para não arriscar, ficar dentro dos limites da sua zona de conforto e não criar conflitos.

5. Altere suas prioridades e sua rotina, se necessário

Se você encontrar uma grande lacuna entre seus desejos, sonhos e objetivos e seu dia-a-dia, é provável que você tenha organizado sua rotina deixando-se levar pelos outros ou simplesmente pelo que deve fazer. 

Nesse ponto, você deve se perguntar se precisa – e deseja – mudar sua vida e repensar suas prioridades diárias.

Há momentos na vida em que precisamos adiar alguns dos nossos sonhos e precisamos mudar nossas prioridades, mas devemos garantir que seja uma situação transitória, não uma deserção de pleno direito. 

Podemos não ser capazes de mudar radicalmente nosso estilo de vida, mas pelo menos podemos incorporar mais coisas que agregam significado, significado e valor.

Uma técnica para gerenciar as prioridades do dia-a-dia

No dia a dia, é fácil se deixar levar por imprevistos, supostas urgências e prioridades de outras pessoas. 

Operar no piloto automático, deixar-se levar pelo fluxo de eventos nos faz ocupar o dia inteiro com tarefas que realmente não contribuem muito.

Uma técnica para gerenciar melhor nossas prioridades diárias é a comparação por pares. 

Basicamente, trata-se de comparar as diferentes opções que temos, duas a duas, escolhendo a mais importante entre elas.

Dessa forma, você pode desativar o piloto automático e começar a decidir conscientemente como ocupar o seu dia com coisas que realmente lhe trazem bem-estar.

Ou então, coisas que contribuem de alguma forma para seus objetivos na vida. Afinal, não é vida, se você não se sente vivo.

JENNIFER DELGADO SUAREZ

Psicóloga, disseminadora científica em período integral. Agitador de neurônios e gerador de mudanças no meu tempo livre. 


+ Comportamento