Saúde de Franca fará ‘Julho Verde’ de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço

  • Entre linhas
  • Publicado em 15 de julho de 2018 às 11:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo é esclarecer a população, principalmente tabagistas e etilistas, sobre os sintomas da doença

A Prefeitura de Franca realizará no próximo dia 21 de julho, a Campanha “Julho Verde”, com o objetivo de alertar sobre os sintomas iniciais do Câncer de Cabeça e de Pescoço. Para isso, suas equipes da Secretaria de Saúde estarão na Praça Barão, das 9h às 13h, com uma estrutura com barracas e distribuição de materiais alusivos à doença para orientação da população.

Esta é uma iniciativa para que a população, principalmente tabagistas e etilistas, possa ser esclarecida sobre sinais e sintomas, e, havendo casos suspeitos, estes possam ser encaminhados para diagnóstico e tratamento. Sinais como uma ferida na boca que não cicatriza ou uma mancha branca, um nódulo cervical ou uma rouquidão persistente por mais de 15 a 21 dias, devem chamar a atenção e ser imediatamente avaliados por um especialista em Cabeça e Pescoço ou um profissional cirurgião-dentista.

O tratamento precoce alcança mais de 80% de chance de cura e a morbidade é mínima se comparada aos baixos índices de cura em fases mais avançadas (em muitos casos não chega a 50%).  Pacientes tabagistas e etilistas são o principal grupo de risco para o desenvolvimento do Câncer de Cabeça e Pescoço. O diagnóstico precoce ainda é a forma mais eficaz de tratar o câncer de Cabeça e Pescoço.

Dessa forma, campanhas mundiais de alerta para os sintomas iniciais têm sido realizadas anualmente no mês de julho e o dia 27 de julho é considerado o dia Mundial de prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Nas Unidades Básicas de Saúde as equipes de recepção também estão sendo orientadas a respeito, no sentido de difundir e compartilhar as orientações a respeito de algumas formas eficazes de prevenção.


+ Saúde