Saúde de Cristais Paulista realiza diversas orientações contra a Hanseníase

  • Entre linhas
  • Publicado em 28 de janeiro de 2019 às 23:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Equipes têm orientado pacientes e casos suspeitos são encaminhados para atendimento especializado

Neste mês de janeiro a prefeitura de Cristais Paulista, através da Secretaria de Saúde, realiza diversas orientações contra a Hanseníase. No último domingo, dia 27, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde como o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase.  

Durante todo o mês as equipes do ESF e NASF realizam salas de espera nas unidades de saúde passando orientações e entregando folhetos informativos. Todo paciente com suspeita de alguma lesão ou mancha na pele será encaminhado para agendamento de consulta com uma médica dermatologista.

 “A doença é pouco conhecida, por isso os moradores precisam ser informados. Os principais sintomas são manchas na pele, que podem ser únicas ou várias e de diferentes formas e tonalidades, sendo claras ou avermelhadas e essas manchas podem provocar também alterações de sensibilidade ao frio, calor e toque”, afirma a Secretária de Saúde, Solange Ferreira.

Hoje a cidade de Cristais Paulista não tem casos de hanseníase. Mesmo assim as ações da secretaria foram intensificadas no mês conhecido como janeiro roxo. “Falta informação e diagnóstico em todo país, por isso, além das unidades estamos trabalhando com orientações para os funcionários da prefeitura. Vamos visitar as Secretaria de Agricultura e Obras, além de conversar com funcionários da frente de trabalho”, disse a secretária.

 Hoje o Brasil está na segunda posição do mundo, entre os países que mais registram novos casos de hanseníase.

 

Secretaria organiza “Dia da Mancha”

O sábado, 23 de fevereiro, será de atendimento exclusivo para pacientes indicados pelas equipes da Secretaria de Saúde que estejam com algum tipo de lesão ou mancha na pele.

Eles irão passar por uma consulta com a médica dermatologista, dra. Ariane que, após diagnóstico de casos suspeitos, encaminhará o paciente para tratamento ou serviço de referência.

O diagnóstico precoce e o tratamento oportuno são as principais formas de prevenir as deficiências e incapacidades físicas causadas pela hanseníase. Para a prevenção de incapacidades físicas destacam-se ações fundamentais como: educação em saúde, diagnóstico precoce, tratamento regular com a poliquimioterapia, vigilância dos contatos, detecção precoce e tratamento das reações e neurites, apoio emocional e psicológico, e ainda integração social e realização do autocuidado.


+ Cidades