​Sapateira mãe de três filhos sonha com a casa própria em Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de junho de 2016 às 19:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A jovem é a 23ª na lista de suplentes do empreendimento do Residencial Copacabana III

A sapateira Geise Conceição de Mello, de 33 anos, mora de aluguel há 17 anos. Ela sonha em ter a casa própria. Para isso, fez o cadastro na Central de Habitação.

Hoje a jovem é a 23ª na lista de suplentes do empreendimento do Residencial Copacabana III, 20 pessoas da lista já foram chamadas para entrevistas e a expectativa e apreensão só aumentam, enquanto espera um posicionamento da Prefeitura de Franca. “Todos os dias fico olhando no celular, esperando uma ligação da Central de Habitação. Eu sei que para isso acontecer, outra família não deve passar pela entrevista. Eu fico triste com isso, porém, também fico triste sabendo que pessoas que já têm casa foram sorteadas”, comenta Geise, que trabalha como sapateira há vários anos e sonha em ter um lar para morar com os três filhos. Por isso, no último sorteio, ela estava na expectativa de ser chamada para o processo. 

A EXPLICAÇÃO

De acordo com Gislaine Liporoni Peres da Central de Habitação, as chances da sapateira Geise Conceição de Mello ser chamada são reais, pois é comum haver desistências, em especial nesse caso que não há data certa para entrega, além de casos de mortes e mudanças de pessoas contempladas.

Nos últimos anos, 753 moradias foram entregues em Franca. De acordo com a Secretaria de Planejamento, 101 moradias foram no Santa Bárbara, região Sul, em conjunto com o Governo Estadual, sendo o último lote de 69 unidades no ano passado. As demais unidades são do Programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida, sendo 160 no Residencial Rubi e 492 no Bernardino Pucci, localizados respectivamente nas regiões Oeste e Norte.

Residencial Bernardino Pucci em Franca (foto: divulgação)

Já em obras, na região Oeste estão 406 apartamentos dos Copacabana I, II e III, sendo 80, 174 e 144 unidades, respectivamente. De acordo com o secretário de Planejamento Nicola Rossano, a entrega não tem data definida e a gestão e acompanhamento é da Caixa Federal e do Ministério das Cidades. Desses apartamentos 88 são destinados para famílias já cadastradas, de baixa renda, moradoras na região das obras de revitalização do Córrego Engenho Queimado.

NOVAS MORADIAS

Novos projetos no município foram aprovados e estão aguardando autorização do Governo Federal, sendo 2.091 unidades no bairro Nossa Senhora das Graças, 2.736 no Parque dos Pássaros e 1.231 no Dom Pedro I e II.

Nos dois primeiros casos, dos Pássaros e Nossa Senhora das Graças, a Secretaria de Planejamento Urbano relata que as empresas interessadas estão trabalhando nas adequações de novas exigências impostas pelo Governo Federal, de mudanças de faixas salarial, para tentar garantir o financiamento. Porém também sem previsão. Enquanto isso, famílias como a de Geise aguardam ansiosas a oportunidade de terem a tão sonhada casa própria.


+ Urbanismo