São Paulo consegue vitória histórica no Rio, contra o Fogão, e respira fora do Z4

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de julho de 2017 às 21:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:17
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na estreia de Hernanes, o “Profeta”, é com vitória de 4 a 3 sobre o Botafogo, no Engenhão

​O São Paulo bateu o Botafogo de virada, por 4 a 3, na tarde sábado (29), em duelo válido pela 17ª rodada. No retorno de Hernanes e com a estreia de Marcos Guilherme, o time paulista consegui vencer e sair, por ora, da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Na reta final da partida, os anfitriões venciam por 3 a 1 e caminhavam para decretar o revés dos paulistas. Porém, com muita raça, o time são-paulino foi buscar a virada no placar: Marcos Guilherme, duas vezes, e Hernanes balançaram as redes – Cueva havia marcado na primeira etapa – para garantir uma vitória histórica. O Tricolor ocupa agora a 15ª colocação, com 19 pontos.

Quem balançou as redes primeiro foi o Tricolor. Aos 17 minutos, Lucas Pratto desceu da direita para o meio e tocou para Cueva, que tentou a jogada individual. O peruano disputou a bola com os marcadores, ganhou e tocou para inaugurar o marcador no Estádio Nilton Santos: 1 a 0. Apenas dois minutos depois, os donos da casa deixaram tudo igual com Marcos Vinícius.

Justamente quando tentava retomar a vantagem no marcador, o time são-paulino sofreu o segundo gol aos 25, anotado novamente por Marcos Vinícius. 2 a 1.

Na volta para a segunda etapa, o São Paulo tentou acuar o rival, mas tinha dificuldade para criar as jogadas. Dorival, então, promoveu duas alterações aos 18 minutos para dar fôlego novo ao time: entraram Wellington Nem e o estreante Marcos Guilherme nas vagas de Marcinho e Petros. E as mudanças do treinador funcionaram: aos 20, Wellington Nem invadiu a área em velocidade e foi derrubado. Pênalti. Cueva cobrou, mas Gatito defendeu.

No minuto seguinte, em rápida escapada, os botafoguenses ampliaram com Guilherme e pareciam decretar o revés do Tricolor. Mas, sem desistir e com muito empenho, o São Paulo arrancou a vitória no Rio de Janeiro. Aos 39, Cueva cobrou escanteio pela esquerda, Arboleda desviou e Marcos Guilherme cabeceou para dentro do gol, diminuindo para 3 a 2.

Sem tirar o pé, o time são-paulino manteve a pressão e empatou aos 41 minutos. Cueva avançou pelo meio e tocou para Bruno na direita. O lateral cruzou, Hernanes desviou de cabeça e a bola sobrou na esquerda para o peruano, que bateu rasteiro. O “Profeta” Hernanes pegou a sobra, no lado direito, chutou rasteiro, a bola bateu em Igor Rabello. No rebote, desta vez de pé esquerdo, o meio-campista finalizou firme e deixou tudo igual.

Antes do apito final, Cueva fez lindo lançamento para Marcos Guilherme, que invadiu a área e bateu cruzado, no canto, sem chance para o goleiro adversário: 4 a 3 e muita festa dos atletas em campo e da torcida nas arquibancadas.


+ Futebol