São Bento: conheça sua história e o poder atribuído ao seu medalhão

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 27 de julho de 2020 às 02:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

São Bento ajudou muitas pessoas em sua época e se tornou o padroeiro da Europa

Quer quebrar uma magia ou afastar a inveja e o azar depositados pelos outros em você? 

Por meio de uma oração de São Bento, segundo a história, é possível quebrar qualquer tipo de feitiçaria ou falsas intenções daqueles que o desejam mal. 

O santo é comemorado no dia 11 de julho, data em que foi nomeado pela Igreja Católica, por meio do Papa Pio XII, como padroeiro da Europa, São Bento pode ser considerado um exemplo de fé e determinação. 

O dom da profecia sempre acompanhou o santo. Deus revelou a ele acontecimentos importantes, como a própria morte, o que fez que ele se dedicasse a preparar seu túmulo. 

Com o sinal na cruz, o monge realizou muitos milagres e criando uma medalha na forma de sua fé, para se defender do mal.

História de São Bento​

Nascido em Núrsia, em uma família rica, Bento foi estudar em Roma, Itália, quando jovem. 

Porém, por conta do ambiente promíscuo da cidade, ele não se sentia muito à vontade, procurando viver uma vida religiosa mais intensa. Com este pensamento tornou-se monge.

Além de sua missão na evangelização, também manteve diversos documentos e manuscritos como forma de estudo e para ensinar os pobres que desejam aprender. 

Sua coleção virou uma biblioteca, que, hoje, é um considerado um dos maiores pontos culturais da Europa na Idade Média.

Ao longo de sua trajetória, São Bento fundou diversos mosteiros, entre eles o Monte Cassino, onde ele escreveu as regras da Ordem dos Beneditinos. 

O lema para guiar a organização era: “Ore, trabalhe e leia”, por isso, até os dias de hoje, todo mosteiro possui padaria, queijaria e horta, onde as pessoas que o habitam realizam seus ofícios. 

Os monges da sua liga eram conhecidos como “monges negros”, uma vez que suas indumentárias eram da cor preta, o que os diferenciava das demais.

Conta-se que São Bento sofreu duas tentativas de assassinato: na primeira, seus inimigos lhe ofereceram um pão envenenado, sendo salvo por um corvo faminto. 

Já na segunda vez deram vinho envenenado para ele tomar. Mas, antes de beber, Bento fez o sinal da cruz e disse: “Afasta-te de mim, satanás. Leve de volta o teu veneno”. Então, o cálice se quebrou.

Por isso, nos momentos difíceis, seja para receber graças ou para afastar as energias ruins, conte com esse poderoso santo, que, assim como nós, passou por grandes dificuldades em sua vida e serve como exemplo e lição de que o mal não se sustenta por muito tempo e não atinge aqueles com fé.

Medalha poderosa​


A medalha de São Bento não é um amuleto da sorte, mas um sinal da fé. O uso recorrente do símbolo tem como objetivo colocar-nos sob a proteção do Santo. 

São numerosos os milagres atribuídos a este sinal. Ela assegura poderoso socorro contra o mal e também para alcançar graças espirituais e vitórias pessoais.

Toda escrita em latim, o artefato tem uma cruz que se encontra as iniciais C S S M L, que significa “A cruz sagrada seja minha luz”, e N D S M D, que é “Não seja o dragão meu guia”. Em volta da cruz estão as letras C S P B, ou seja, “Cruz do Santo Padre Bento”.

Ao topo dela está a palavra Pax, que significa “paz”. 

Formando um círculo em volta do símbolo estão as letras V R S N S M V que significa “Retira-se, Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs” e também as letras S M Q L I V B, que é “É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos”. 

Muitos realizam a oração de São Bento com a medalha nas mãos.

Oração de São Bento​

Para súplica

“Ó glorioso São Bento, vos pedimos para que nos livreis da tentação do maligno. Seja-nos um protetor que calcarás com pés a satanás e a todos os anjos decaídos que nos atormentam e afastam de Deus. 

Pedimos para que o senhor empunhe a sagrada cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e afugente todo o princípio do mal que nos impedem de seguir a luz verdadeira: Deus. 

Queremos pertencer aos Céus e renunciar a todas as obras das trevas que nos tornam doentes espirituais. Com vossa oração, fazei correr o demônio de nossa casa e do nosso trabalho. 

Sabemos que só é no Redentor que encontramos a verdadeira salvação, a graça e a consolação. 

Consagramo-nos de modo integral a nossa vida ao Pai, para que sejamos contados como herdeiros das primícias celestes e possamos propagar a boa notícia da redenção a todos os que se encontram encarcerados pelo poder do mal. 

Pela intercessão de São Bento, Nosso Senhor Jesus Cristo afaste satanás de nossa vida. Amém.”

Para pedido especial​

“Glorioso santo, que por toda a tua vida elegeste como prioridade a verdade, os princípios religiosos e a clareza em tudo, não permita que eu caia em tentação, deixando-me levar pela violência, pela preguiça ou pela gula. 

Ao olhares para mim, com esses olhos iluminados, que eles emanem somente bondade, castidade e obediência, para que eu possa viver em paz com o meu coração e com a minha alma. Por Jesus Cristo, São Bento, socorra-me!”.

Não esqueça de realizar a oração de São Bento com muito amor no coração, recitando-a como forma de gratidão e desejando o bem ao próximo. Só assim seu pedido poderá ser atendido.


+ Religião