Santa Casa não recebeu recursos do Estado e nem do município de Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de maio de 2020 às 14:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pandemia causa aumento de custos e instituição, sem repasse, se vê pressionada a reduzir todos os custos

Por falta de dinheiro, a Santa Casa de Franca deu exemplo de uma triste realidade que pode ser uma ameaça para futuros pacientes que precisarem de internação na instituição. 

No final de semana, uma paciente com suspeita de Covid-19 não foi recebida para os cuidados, já que era oriunda de Pedregulho. 

A instituição prolatou todos os atendimentos e com isso a paciente de 55 anos precisou voltar para a Santa Casa de Pedregulho, depois de ficar 3 dias esperando uma vaga para internação. na Santa Casa.

Em nota enviado ao Jornal da Franca, o grupo Santa Casa de Franca aponta que ainda não recebeu recursos do Estado e sequer do Município de Franca exatamente neste período de aumento dos custos por causa da pandemia.

Desde o início da quarentena do Covid-19 houve um aumento de custos e a instituição, sem repasse, se vê pressionada a reduzir vencimentos de médicos, funcionários e prestadores de serviços.

“Em virtude deste cenário caótico, advindo da pandemia do coronavírus, após árduo atendimento de 27 pacientes nos últimos 60 dias, até o presente momento, a Secretaria de Estado da Saúde e o Município de Franca não repassaram recursos para o Grupo Santa Casa de Franca”, diz a nota.. 

“Ou seja, ocorreu um aumento exponencial de custos das alas Covid-19 na instituição, sem qualquer repasse público”, explica. 

Hoje, o Grupo Santa Casa de Franca exerce um papel fundamental para a população que utiliza o atendimento do Sistema Único de Saúde, sendo responsável pelo atendimento médico de alta complexidade para 22 Municípios da região.

Nos últimos 60 dias a Santa Casa vem se adequando e realizando o atendimento dos casos suspeitos e confirmados do Covid-19.

Diz que, inclusive disponibilizou novos leitos específicos para o Poder Público, porém até o presente momento nenhuma contraprestação específica foi destinada para a Instituição, causando um grande prejuízo financeiro, somando-se ainda, ao atendimento acima do contratado com o Gestor SUS, que vem ocorrendo nos últimos anos. 

Fato é que até o presente momento o Grupo Santa Casa de Franca vem arcando com todos os custos da pandemia do coronavírus em Franca e cidades da região. 

Assim, em virtude deste cenário, o Grupo Santa Casa de Franca iniciou uma série de medidas que visam reduzir os custos institucionais e, apesar de atingir diretamente a própria instituição, tem como objetivo maior, manter suas atividades em funcionamento.

Dentre as medidas, a instituição destaca: 

a) redução do valor mensal referente aos honorários médicos pelos próximos três meses; 

b) adequação do número de colaboradores; 

c) negociação com os fornecedores de serviços para redução das faturas em 30%, para os próximos 03 meses. 

” Esclarecemos que as medidas de redução de custos tornam-se ainda mais importantes, afinal, o Grupo Santa Casa de Franca necessita manter o equilíbrio econômico financeiro e, principalmente disponibilizar atendimento médico hospitalar para Franca e região como tem feito com excelência nestes últimos 123 anos”. 

Por fim, a nota da instituição revela que o Grupo Santa Casa de Franca sempre valorizou a parceria com o Poder Público, pautada pelo diálogo – encontrando-se à disposição para efetivação das negociações iniciadas há 60 dias para atendimento dos casos referentes ao Covid-19.


+ Saúde