Salada tailandesa com quinoa, manga e molho de peixe encanta pelo sabor

Receita foge da mesmice e se combinada com folhas e peixe, vira uma refeição light e completa

Postado em: em Gastronomia

​A quinoa é um super alimento, cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, sendo tão completo que tem composição nutricional próxima ao leite materno. Além disso, ela foi considerada pela Food and Agriculture Organization (FAO) e pela Academia de Ciências dos Estados Unidos o melhor e mais completo alimento de origem vegetal.

Como a quinoa tem um sabor neutro, vai bem com quase tudo. Por isso, essa salada com manga e molho de peixe é uma receita que foge da mesmice e se combinada com folhas e peixe grelhado ou sardinha em conserva, vira uma refeição light, saudável, gostosa e praticamente completa.

O molho de peixe integrante da receita é achado facilmente em casas especializadas ou gôndolas de supermercado com produtos japoneses. Mesmo assim, caso você não o encontre, filezinhos de aliche/anchova picadinhos substituem muito bem. Ah, é importante comprar o molho de peixe Nam Plá, que é o tradicional tailandês à base de anchova. Certifique-se de que isso esteja escrito na embalagem. 

Salada com manga

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 40 minutos

Quinoa:
1 xícara de quinoa
2 xícaras de água
sal a gosto

Lave a quinoa e escorra. Coloque a quinoa na panela quando a água estiver fervente e reduza para fogo baixo. Deixe a panela semi-tampada por 10 minutos e destampe. Ela estará pronta cerca de 10 minutos depois, quando toda a água tiver secado. Transfira a quinoa para uma peneira sob água corrente para resfriar e interromper o cozimento. Escorra bem e guarde na geladeira.

Acompanhamento – ingredientes crus:
1 pimentão vermelho picado
1 cebola roxa ralada ou fatiada fina
2 mangas grandes picadas
1 maço de coentro picadinho (salsinha e hortelã também combinam)
amendoim, castanha ou semente de girassol a gosto

Misture todos os ingredientes e sirva com rúcula ou alface e o molho descrito abaixo.

Molho:
2 colheres de sopa de molho de peixe
suco de 1 limão (galego ou rosa ficam mais gostosos)
algumas gotas de molho de pimenta tabasco (opcional)
azeite de oliva extra virgem

Misture o molho de peixe, o suco de limão e o tabasco, caso esteja usando. Adicione o azeite em fio enquanto mistura com um batedor de arame ou uma colher, até engrossar um pouco.

Não precisa adicionar sal pois o molho de peixe é bem salgado.


Artigos Relacionados