Saiba qual é a tradição da comemoração do Dia dos Pais em outros países

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 9 de agosto de 2020 às 21:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​A gente está chegando tarde na festa. O Dia dos Pais já foi celebrado na maioria dos países do mundo

A gente está chegando tarde na festa. O Dia dos Pais já foi celebrado na maioria dos países do mundo. 

Cerca de 70 nações, como os Estados Unidos, comemoram a data no terceiro domingo de junho. Em outros países, tradicionalmente católicos, o Dia dos Pais é celebrado em março.

É uma data com longa tradição, bem mais antiga que o dia das mães. 

Num sentido amplo, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado pela primeira vez há mais de 4 mil anos, na Babilônia, quando um garoto chamado Elmesu teria feito um cartão moldado em argila, para homenagear seu pai. 

O Dia dos Pais católico, 19 de março, é o dia de São José, marido de Maria e pai (adotivo) de Jesus Cristo, segundo os Evangelhos. Assim é em Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras, e muitos outros.

Já na Rússia, a homenagem acontece em 23 de fevereiro, data em que é comemorado o Dia do Defensor da Pátria  — mais comumente chamado de Dia do Homem. 

É uma herança da União Soviética, que suprimiu no início do século 20, datas religiosas, e pôs essa no lugar. É o dia em que, em 1918, foi oficialmente fundado o Exército Vermelho. 

A data americana, que inspirou a brasileira, foi criada por Sonora Louise Smart Dodd. Em 1909, ela instituiu um dia para homenagear seu pai, William Jackson Smart, que havia criado Sonora e seus outros filhos sozinho após a morte da esposa. Para isso, escolheu o dia de aniversário de William, 19 de junho.

Logo os comerciantes se interessaram pela comemoração, e o Dia dos Pais se espalhou por todo o país. Em 1966, o terceiro domingo de junho foi designado o Dia dos Pais nos Estados Unidos.

Em 1972, o presidente Richard Nixon tornou a data um dia de celebração nacional. 

O padrão americano se espalhou por outros países, como México, Canadá, França, Turquia, Venezuela, Japão, Chile, Reino Unido, Holanda e África do Sul, além de países da África e da Ásia.

No Brasil, o Dia dos Pais surgiu em 1953, quando o publicitário e jornalista Sylvio Bhering sugeriu a instituição da data para incentivar as vendas do comércio e o faturamento do jornal O Globo, onde trabalhava. 

Porque agosto é meio parado nas vendas e, em junho, já tinha o Dia dos Namorados. Deu certo. A homenagem rapidamente fez sucesso em todo o país e se tornou uma data comercial.

Bhering justificou a data pelo dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo, em 16 de agosto. Mas, para que pudesse ser celebrado sempre aos fins de semana, o Dia dos Pais passou a ser comemorado no segundo domingo de agosto, à maneira americana.


+ Cultura