Saiba quais alimentos que auxiliam cientificamente no combate à depressão

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de fevereiro de 2020 às 20:11
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os neurotransmissores do cérebro – que atuam nas emoções – necessitam dos nutrientes para serem produzidos

A alimentação está diretamente ligada com aquilo que sentimos e pode alterar significativamente o nosso humor. 

Isto porque a comida é a principal fonte de nutrientes para o corpo, o que significa que: quanto melhor comermos, melhor ele funcionará. 

Pensando nisso, eis alguns grupos de alimentos que ajudam na depressão e podem tornar seus dias mais leves.

A explicação científica para esse mal-estar e irritação quando estamos com fome é que o cérebro associa a falta de nutrientes ao perigo e à luta pela sobrevivência. 

Além disso, os neurotransmissores do cérebro – que atuam expressamente nas emoções – necessitam dos nutrientes para serem produzidos.

Veja a seguir os alimentos que ajudam na depressão:

FRUTAS

Melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão são todas ricas em triptofano, um tipo de aminoácido que ajuda na produção de serotonina (que auxilia no bom-humor, regularização do sono, funcionamento da memória e atenção).

A deficiência desse neurotransmissor pode causar irritabilidade, agressividade, ansiedade, estresse e até mesmo compulsão alimentar.

CASTANHAS, NOZES E AMÊNDOAS

Ricas em selênio, que é antioxidante, elas ajudam no combate à depressão e na redução do estresse. Apesar disso, o ideal é não exagerar nas oleoginosas. De castanha do pará, por exemplo, é indicado duas unidades por dia.

VERDURAS VERDE ESCURAS

As opções mais recomendadas são as que possuem alto conteúdo de folato e betacaroteno, como o espinafre e o brócolis, por exemplo. 

Combinados com a vitamina C, potássio, esteróis, luteína, zeaxantina, eles são capazes de contribuir para um melhor funcionamento do cérebro.

CHOCOLATE AMARGO 70%

Chocolate que faz bem para a saúde existe, sim! O tipo de teor mais amargo estimula a liberação de serotonina, endorfina, anandamida e teobromina, influenciando diretamente no humor e na disposição.

PEIXES

Alguns tipos como salmão, truta, sardinha, atum, arenque e cabala, possuem gorduras, como o ômega 3, que são ótimas para o corpo, já que ele não consegue produzi-la sozinho.  

O resultado de sua ingestão está em uma melhora dos níveis de Colesterol, no funcionamento do metabolismo e do sistema imunológico.

ÁGUA

Não há dúvidas de que a água é essencial para o corpo. O líquido além de ser responsável por eliminar as toxinas do corpo, também transporta os nutrientes. Fora isso, a desidratação pode gerar quadros de confusão mental.

AVEIA E CENTEIO

Ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E, os nutrientes ajudam no melhor funcionamento do intestino e contribuem para combater a ansiedade e a depressão. O ideal é consumir cerca de três colheres de sopa cheia por dia.

SOJA

Rica em magnésio, o alimento é essencial par a energia das células. sua falta pode resultar em fadigas, por exemplo. além disso, a soja se combinada com o cálcio, funciona como um tranquilizante natural.


+ Saúde