Saiba porquê vinagre e bicarbonato de sódio são tão eficientes juntos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de outubro de 2019 às 13:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além de ser um poderoso desengordurante natural, a mistura também pode ser usada para tirar manchas

Se você vive pesquisando formas eficientes de limpar alguma coisa, provavelmente já se deparou com a misturinha vinagre + bicarbonato de sódio. Mas alguma vez já parou para se perguntar por que ela é tão eficiente assim?

Reação química

Se você já juntou esses dois ingredientes deve saber que na hora que eles entram em contato um com o outro uma espuma começa a borbulhar. Isso ocorre porque eles passam por uma reação química conhecida como ácido carbônico. A grande questão é que esse ácido carbônico imediatamente se decompõe, virando dióxido de carbono – que é o que forma as bolhas que nós vemos -, acetato de sódio e água.

Combinação é um potente desengordurante

A reação é realmente poderosa, mas o que ela significa? 

O acetato de sódio funciona como um pequeno abrasivo, o que auxilia na eliminação sujeiras chatinhas. Além disso, é bom lembrar que a mistura também é composta por água, que é um solvente universal, e por isso também ajuda a acabar com manchas, por exemplo.

Por isso, podemos dizer que: bicarbonato de sódio + vinagre = um poderoso desengordurante. Sem falar que além de retirar a gordura ainda é capaz de matar as bactérias presentes no local, já que possui um pH baixo, o que significa que ainda ajuda a higienizar diferentes tipos de superfícies, como objetos e tecidos.

Base e ácido devem se neutralizar

Antes que acabar com a explicação química, vale frisar também que o bicarbonato de sódio é base, enquanto o vinagre é ácido. Portanto, ao serem combinados eles acabam se neutralizando. Só tem um porém: isso não vai ocorrer se a quantidade de bicarbonato usada na mistura não for tão grande assim, porque teremos mais ácido que base. 

Por isso, a dica é aplicar o bicarbonato na superfície que você quer limpar e depois ir passando o vinagre por cima com a ajuda de um pano limpo ou esponja macia. Claro que misturando diretamente também funciona, mas você corre o risco de não ser tão eficaz quanto poderia.

Além disso, tem gente que gosta de acrescentar o limão na mistura, o que também é eficaz, já que o ingrediente é ácido. Mas aqui é importante seguir a mesma lógica e colocar mais bicarbonato caso ele seja incluído, ok?

Onde usar o vinagre e o bicarbonato de sódio?

Bem, agora que você entendeu que essa mistura caseira pode ser uma verdadeira ‘mão na roda’ para quem não tem um produto de limpeza mais específico em mãos, é hora de descobrir em que momentos a combinação pode ser usada. 

Antes de mais nada é importante frisar que o ideal é usar vinagre de vinho branco. Não que ele seja melhor, porque qualquer um funcionará perfeitamente bem, mas os de vinho tinto são mais escuros, e por isso sua tonalidade pode causar manchas, dependendo da superfície na qual ele for ser aplicado.

Por fim, uma boa forma de usar a mistura é aplica-la em tecidos que estejam com manchas. Lembrando que também é preciso esfregar para se livrar delas, ok? Não é tão potente quanto um tira manchas, mas ainda assim é de grande ajuda e pode até resolver o problema.

A combinação também é eficiente para se livrar do mofo e ainda para dar mais brilhos aos metais. Pode experimentar que não tem erro!