Saiba mais sobre a farinha de banana verde, alimento que ajuda a emagrecer

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de abril de 2016 às 19:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Produto ainda traz inúmeros benefícios para a saúde, como diminuição do colesterol, por exemplo

​A farinha de banana verde traz muitos benefícios e é um alimento que deveria ser consumido com maior regularidade e freqüência para quem busca um estilo de vida saudável. Esse item ajuda a turbinar a imunidade, melhorar a digestão e faz bem também aos índices glicêmicos. 

Muita gente fica em dúvida se comer farinha de banana verde emagrece, uma vez que é feita com a banana que ainda não está madura. Entretanto, pode acreditar, ela realmente ajuda a perder os quilinhos extras devido à presença do amido resistente, um composto que ajuda a diminuir e controlar a fome.

Além disso, ela traz muitas outras melhoras para a saúde! Confira:

Melhora o funcionamento do intestino O amido resistente não é digerido no estômago, apenas no intestino delgado. Assim, ele atua no processo fermentativo no cólon, através da ação das bactérias pro bióticas da microbiota intestinal (flora intestinal). No saldo final, isso ajuda o desenvolvimento dessas bactérias do bem, em detrimento dos micro-organismos presentes no intestino que fazem mal para nossa saúde. Como resultado, temos uma melhor absorção de nutrientes, o que dá ao corpo tudo que ele precisa para funcionar de forma correta. 

Evita constipações Esse efeito positivo no intestino também melhora o trânsito intestinal, o que é acentuado pela presença de fibras. 

Reforça a imunidade No intestino são produzidas cerca de 60% das imunoglobinas, células de defesa do nosso corpo. Portanto, quando o órgão está funcionando bem, nosso corpo fica mais protegido. Além disso, estudos mostram que o consumo de farinha de banana verde pode levar a produção de ácidos graxos de cadeia curta no intestino. Quando eles estão em falta, fica mais fácil para as bactérias nocivas da microbiota intestinal se deslocarem para a corrente sanguínea, aumentando a chance de infecções pelo corpo. 

Diminui o colesterol Os elementos presentes nessa farinha ajudam  na redução do LDL (colesterol ruim). Quem sai ganhando com isso é a nossa saúde, já que o LDL em excesso pode acarretar no acúmulo de placas de gordura nas artérias do corpo, entupindo-as, um quadro chamado aterosclerose. Isso aumenta a chances de infarto ou de AVC, se o bloqueio ocorrer perto do coração ou do cérebro. 

Para garantir os benefícios, o ideal é consumir essa farinha com outros alimentos. Ela pode ser misturada a sucos, vitaminas e sopas, consumida com frutas, ou integrar massas de tortas e bolos.