Saiba como melhorar a convivência e ter um casamento mais feliz

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de fevereiro de 2020 às 19:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pessoas casadas devem tomar atitudes simples que promovem a alegria e a saúde diariamente

​Estudos mostram que um relacionamento infeliz pode aumentar as chances de ganho de peso, depressão, úlceras gástricas e doenças cardíacas. 

Em contrapartida, um casamento feliz protege a saúde e melhora a recuperação de doenças. Estar casado e feliz também melhora a capacidade de combater infecções. Ou seja, juntar as escovas de dentes pode te trazer muitos benefícios.

Além disso, pesquisas mostram que pessoas casadas têm maior probabilidade de tomar atitudes simples que promovem a saúde diariamente. 

Entre elas: tomar café da manhã, usar cinto de segurança, fazer atividades físicas, verificas a pressão arterial regularmente e não fumar.

Entretanto, não há dúvidas que um casamento feliz é melhor que um infeliz. Se a sua união tem sido infeliz ou hostil há muito tempo, preste atenção à sua saúde mental e de seu coração.

Principais dificuldades

​Um estudo suíço com mais de 15 mil casais mostrou que a maioria passou por um ‘período de lua de mel’ de felicidade intensa. 

Porém, na maioria dos casos, durou apenas um ano. Depois disso, a maioria dos casais relatou menor satisfação com a vida de casado e com o outro. 

Mas seja paciente: a maioria dos casais infelizes que permaneceram juntos estava muito feliz após cinco anos; como mostrou outro estudo. 

Um relacionamento feliz protege sua saúde e melhora a recuperação de doenças.

Muitos relacionamentos apresentam problemas em períodos comumente estressantes, tais como o nascimento do primeiro filho, uma demissão ou aposentadoria ou a descoberta de um relacionamento extraconjugal. 

Casais que conseguem se adaptar e negociar para acomodar as mudanças têm mais probabilidade de permanecerem juntos.

Modos de ter um casamento feliz

Casamentos felizes trazem praticamente todos os benefícios possíveis para a saúde. 

Há também os benefícios emocionais, como felicidade, diversão, alegria e intimidade. Um relacionamento amoroso e íntimo está entre as melhores coisas da vida.

Então, veja alguns hábitos que você pode melhorar no seu dia a dia, ou incluir na sua rotina diária, que vão te auxiliar a ter uma convivência mais harmoniosa.​

Especialistas dizem que a maioria dos casais – mesmo aqueles em casamentos felizes – tem de 6 a 10 áreas de discordância que nunca são resolvidas. 

Portanto, seu casamento, no fim das contas, pode não estar acabando, é apenas um aspecto normal.

De acordo com especialistas, são necessários 5 a 20 comentários positivos para desfazer o dano causado por apenas um negativo. Sendo assim, faça mais do primeiro, menos do segundo. 

Quando as coisas não vão bem,mude a sua forma de agir. 

Especialistas em casamento dizem que tentar fazer o parceiro mudar raramente funciona e, pior, pode criar ressentimento. Esforços sinceros para mudar serão notados – e isso, frequentemente, fará seu parceiro responder positivamente.

O toque humano estimula a liberação de endorfinas do bem-estar – para quem dá e para quem recebe. 

Cumprimente-o com um beijo e um abraço caloroso quando chegar. Surpreenda-a ao acordá-la com café na cama em uma chuvosa manhã. Você sabe como provocar sua cara-metade, e isso deve incluir a forma positiva também.

Passem tempo junto todos os dias

Você libera sua agenda para ir ao salão de beleza, e para o seu companheiro? Passe 20 a 30 minutos por dia conversando sobre suas rotinas, seus sonhos, seus planos. 

E arrume tempo para intimidade. Mesmo que isso signifique reservar um tempo a mais. Isso vale para os dois lados.

Ao estabelecer que seu parceiro é o vilão, você ignora os 80% ou 90% dele ou dela que são maravilhosos. Crítica, desprezo, confrontação e hostilidade não ajudam em nada.

Em vez disso, expresse as preocupações conversando calma e honestamente sobre como você se sente. Busque melhorar cada vez mais a comunicação com seu par. 

Cuidar de um relacionamento não é tarefa fácil, é preciso dedicação e paciência. Mas, se você der o primeiro passo, as coisas poderão melhorar. Não desista do seu amor!​


+ Comportamento