Conheça dicas para evitar a tão famosa e temida ressaca de Carnaval

Ressaca acontece porque o corpo fica intoxicado e reage com dores de cabeça, enjoo e sede

Postado em: em Mais+

O Carnaval chegou e o pessoal já fica como? Com aquele fogo de sair por aí curtindo tudo que tiver direito, botar pra quebrar com o samba no pé e cantar alto pro mundo inteiro ouvir os famosos versos de Didi Poeta: “Hoje eu vou tomar um porre/ Não me socorre que eu tô feliz/  Nessa eu vou de bar em bar/ Beber a vida que eu sempre quis”. Aí chega o dia seguinte e a primeira coisa que vem à cabeça é: nunca mais vou beber na vida! Quem nunca?

O sonho de todo bom de copo é descobrir a cura da ressaca, que nada mais é que um aviso do corpo para a gente lembrar de tentar pegar mais leve. O que no caso do Carnaval, sabemos, nem sempre é fácil.

É sempre bom lembrar por que a ressaca acontece. O corpo fica intoxicado e responde com dores de cabeça, enjoos e sede -- todos problemas relacionados à desidratação causada pelo excesso de álcool. Pensando nisso, veja sete dicas para ajudar nesse momento difícil da vida -- que, além de deixar nosso corpo debilitado, também não nos poupa da tristeza que é a ressaca moral.

1- Parece óbvio, mas a melhor de todas as dicas é e sempre será: beba água! O ideal já seria ter feito isso antes e durante a folia para evitar maiores problemas depois. Antes de dormir beba pelo menos dois copos e não esqueça de deixar ao lado da cama uma garrafa cheia para beber durante a noite todas as vezes que acordar para ir ao banheiro. Ao despertar mais dois copos vão ajudar a repor os líquidos perdidos sem irritar o estômago.

2- É necessário repor eletrólitos, como sódio e potássio. Água de coco e bebidas isotônicas ajudam muito nessa hora. Assim como a água, elas são eficazes na reposição de líquidos, além de devolver a energia do corpo aos poucos ajudando a reduzir a ressaca gradualmente.

3- Para repor os sais minerais outra dica boa é colocar ¼ de uma colher (de café) de sal rosa do Himalaia ou sal marinho em um litro de água. Esses ingredientes possuem 80 tipos de sais minerais essenciais ao corpo que vão ajudar na sua recuperação.

4- Outra dica que não tem erro e particularmente é a que funciona melhor: faça um suco verde com 5 folhinhas de boldo do Chile em dois copos de água. É bater e valer!

5- Beba sucos naturais ricos que elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue e é cheio de vitaminas. Os verdes com água de coco são um sucesso!

6- Chá de gengibre alivia o enjoo e as crises de vômito da ressaca. Para preparar, ferva 10 pedaços de fatias de raiz de gengibre fresca em um litro de água e acrescente meia xícara (chá) de mel. Essa mistura alivia a ressaca rapidamente e ajuda a estabilizar o nível de glicose no sangue.

7- Por último: não se esqueça de se alimentar bem e ter boa noite de sono, afinal o Carnaval só está começando!


Artigos Relacionados