Saiba como eliminar infestação de pulgas no cachorro e na casa

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de janeiro de 2018 às 16:05
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Insetos são grandes adversários da qualidade de vida dos animais de estimação e geram infestações rápido

Quem tem cachorros sabe que as pulgas são terríveis adversárias da qualidade de vida dos peludinhos. Esses insetos pequenos podem gerar uma infestação em pouco tempo, já que podem colocar centenas de ovos em apenas alguns dias, um processo que só vai piorando com o tempo, causando muito desconforto para o pet e coceira para todos os humanos da casa. Afinal, como se livrar dessa praga?

O primeiro passo é diretamente relacionado a tirar a infestação de pulgas do seu cachorro, reduzindo o desconforto causado pela coceira constante. Procure produtos bem avaliados por outros donos, especialmente focando naqueles que não apenas matam as pulgas, mas também têm alguma ação a longo prazo, ajudando a prevenir futuras infestações.

Ainda que seu cachorro esteja livre dessas pequenas sanguessugas, isso não quer dizer que sua casa está livre da infestação. Lave com água quente e deixe secando no sol, se possível, qualquer tipo de cobertor, caminha, ou almofada que seu cachorro use no dia a dia. Caso seja algum tipo de estofado, é melhor se livrar do objeto, para garantir que nenhum ovo dormente no interior de uma almofada, por exemplo, inicie outra infestação.

Depois de lidar com os objetos que seu cachorro interage no dia a dia, é importante lidar com a mobília da casa, como sua cama, sofá, poltronas, etc. O aspirador de pó é um grande aliado, já que é capaz de aspirar tanto larvas quanto ovos que estejam no ambiente.

Mesmo depois do aspirador de pó, algumas superfícies podem abrigar pulgas. Tapetes podem ser removidos e lavados, mas carpetes podem gerar complicações maiores. É importante procurar um exterminador profissional, que pode aplicar produtos específicos que eliminam até os mais resistentes ovos das fibras do carpete.

Depois de controlar a infestação, é importante reduzir o risco disso acontecer novamente. Se você mora em apartamentos, é improvável que a infestação aconteça novamente no âmbito doméstico, mas quem mora em casas deve ter atenção especial ao quintal, evitando ao máximo a entrada de animais de rua (gatos e cachorros), que são grandes vetores desses insetos. Quando for passear em locais públicos, também é importante controlar a interação do seu pet com outros animais.