Saguão do Teatro teve exposição de cartazes dos Grupos Teatrais de Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de junho de 2019 às 16:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Franca é um dos Núcleos responsáveis pela realização de exposições temáticas de artes cênicas no Estado.

​O saguão do Teatro Municipal “José Cyrino Goulart” foi palco de uma exposição de cartazes históricos dos grupos de teatro amador francano, dos anos 60, 70, 80 e 90.

O público teve a oportunidade de conhecer os espetáculos teatrais e festivais organizados pela FETANP – Federação de Teatro Amador do Nordeste Paulista, juntamente com a equipe de curadores do Museu do Teatro Amador Paulista.

Além dos cartazes, o acervo de documentos de toda a história do teatro amador no Estado de São Paulo já começa a ser disponibilizado para consultas através do link https://www.facebook.com/Museu-Teatro-Amador-Paulista-MTAP-591691117975981/ que está sob a responsabilidade de uma comissão de curadores voluntários e tem a supervisão do presidente do ICACESP – Instituto Cultural de Artes Cênicas do Estado de São Paulo, jornalista Carlos Pinto.

O ICACESP tem 12 Núcleos de voluntários regionais em cidades do interior do Estado de São Paulo, os quais são os responsáveis pelo envio de documentos históricos ao Museu do Teatro Amador. 

Franca é um dos Núcleos responsáveis pela organização do acervo e pela realização de exposições temáticas sempre voltadas para tornar publico as atividades de artes cênicas no Estado.

O Núcleo de Franca é composto pelos curadores voluntários, Cardoso Junior, Rejane Genaro, José Paschoal, Reginaldo Emídio, Walter Pedrosa, Sidnei Rocha e Jô Ribeiro.

O Museu do Teatro Amador está instalado em uma sala especial no Teatro Municipal “José Cyrino Goulart”. 

A Prefeitura de Franca disponibiliza as dependências para exposições e acomodação do acervo, que conta com fotos, jornais, vídeos, cartazes e troféus dos espetáculos premiados e com reconhecimento nacional pelos órgãos que praticam a política cultural de incentivo às artes.

Franca detém a primeira e única Biblioteca “Laduzzi“, denominação em homenagem ao saudoso ator e escultor Luiz Antonio Duzzi. 

Especializada em artes cênicas, ela está instalada em anexo ao Teatro Municipal de Bolso “Orlando Dompieri“, na rua Nabi Haber 250, Bairro São José.

As consultas podem ser realizadas todas as quartas-feiras, com agendamento pelo email [email protected] , sempre no horário das 19 às 22 horas.


+ Artes