Sabesp começa a usar a partir desta quinta, 05, combustível feito de esgoto

  • Entre linhas
  • Publicado em 5 de abril de 2018 às 13:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Biogás auxilia na redução do consumo de combustíveis fósseis e reduz em até 90% as emissões de poluentes

A partir desta quinta-feira (5), a Sabesp começa a usar o gás gerado no tratamento do esgoto como combustível para movimentar veículos. Atualmente, não se tem conhecimento de outro projeto desta magnitude para produção de biometano para uso veicular, gerado a partir do tratamento de biogás resultante do tratamento de esgotos na América Latina.

No processo, o biogás gerado no tratamento do esgoto de Franca passa por um sistema de remoção das impurezas, umidade e aumento da concentração de metano. O resultado é um combustível, o biometano, que será usado no lugar na gasolina, do álcool e do GNV (gás natural veicular).

Além de auxiliar na redução do consumo de combustíveis fósseis, estudos indicam que o biometano pode reduzir em até 90% as emissões de poluentes na comparação com a gasolina.

O Instituto Fraunhofer, parceiro da Companhia neste projeto, é considerado uma das mais importantes fundações europeias de pesquisa aplicada, criado em 1949.

O lançamento da novidade acontece às 14h30, na ETE: Rodovia Candido Portinari, km 394,5 – Bairro São Miguel, com a presença de autoridades.


+ Economia