Sabesp vai abastecer seus veículos de Franca com o gás vindo dos esgotos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de abril de 2018 às 18:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Projeto, em parceria com o instituto da Alemanha, é o primeiro da América Latina com esta matéria-prima

​Confirmando notícia divulgada com exclusividade pelo Jornal da Franca ainda na semana passada, nesta quinta-feira, a Sabesp começa a usar o gás gerado no tratamento do esgoto como combustível para movimentar veículos. 

Atualmente, não se tem conhecimento de outro projeto desta magnitude para produção de biometano para uso veicular, gerado a partir do tratamento de biogás resultante do tratamento de esgotos na América Latina.

No processo, o biogás gerado no tratamento do esgoto na cidade de Franca passa por um sistema de remoção das impurezas, umidade e aumento da concentração de metano. 

O resultado é um combustível, o biometano, que será usado no lugar na gasolina, do álcool e do GNV (gás natural veicular).

Além de auxiliar na redução do consumo de combustíveis fósseis, estudos indicam que o biometano pode reduzir em até 90% as emissões de poluentes na comparação com a gasolina.

O Instituto Fraunhofer, parceiro da Companhia neste projeto, é considerado uma das mais importantes fundações europeias de pesquisa aplicada, criado em 1949.


+ Economia