Rifaina recicla guarda-vidas em técnicas de salvamento para o período de verão

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de dezembro de 2018 às 10:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atuação dos guarda-vidas reduziu de forma substancial ocorrências de afogamentos

A Secretaria de Segurança Pública Municipal de Rifaina, numa parceria da Prefeitura com o Corpo de Bombeiros de Franca, realizou no final de semana, mais uma fase de treinamento dos guarda-vidas que o Município mantém na praia do Calçadão para atendimento de ocorrências de afogamentos de turistas

Trata-se de uma reciclagem com a retomada de táticas de atuação principalmente nesta época de verão, período em que aumenta substancialmente o número de banhistas no Rio Grande. 

Os treinamentos se concentraram em mergulhos e técnicas de retirada de vítimas que estão se afogando, com práticas que garantam a segurança dos banhistas e dos próprios salva-vidas. O treinamento também é chamado de APH – Atendimento Pré-Hospitalar. 

Outra concentração do treino deste final de semana foi relacionada ao trabalho de ressuscitamento de eventuais vítimas. 

Também é aplicado o treinamento de natação em águas abertas, aprimoramento físico e o próprio salvamento aquático. 

Os guarda-vidas atuam na área delimitada a banhistas que existe na orla da praia, onde devem permanecer os banhistas que devem sempre usar o colete salva-vidas, equipamento obrigatório naquele espaço.

O Prefeito Hugo Lourenço, acompanhado do Secretário de Segurança Municipal, Eduardo Néry, esteve na abertura do treunamento na manhã do último sábado quando afirmou que os recursos investidos pela Prefeitura neste serviço têm sido muito bem aplicados, já que muitas vidas já foram salvas desde que o serviço foi iniciado ainda em sua primeira administração (2005-2008).    


+ Segurança