Rica em fibra e em gorduras saudáveis, linhaça é uma poderosa arma

  • Entre linhas
  • Publicado em 17 de novembro de 2016 às 11:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Hoje em dia, ela é vendida em sementes inteiras, moída, em farinha, em óleo ou como suplemento

O sabor é idêntico ao da noz e a planta originária do Egito, onde foi usada como alimento e como medicamento. Pois é, a linhaça é uma semente antiga, mas nos últimos anos voltou aos holofotes por ter seus inúmeros poderes descobertos. Uma das maiores fontes de ômega 3 e rica em lignanas, um fitoesteróide que imita a ação do hormônio estrogênio, a linhaça também é cheia de nutrientes, fibras e outras substâncias que ajudam a diminuir o risco de doenças. Por ter tantas funções, a linhaça passou a ser considerada um alimento funcional. “É toda substância que neutraliza radicais livres, combate o excesso de gorduras no sangue, desentope e mantém livres as artérias – que defendem e fortalecem o organismo -, combate o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças cancerígenas”, explica a nutricionista Carina Simone Santos.

E vários estudos confirmam o poder dela, como pesquisas realizadas pela Universidade de Monash, na Austrália, que comprovam que pacientes que consumiram continuamente a semente tiveram reduzidos os sintomas da menopausa, além da diminuição do colesterol e do peso. Recentemente, outro estudo canadense provou que a semente tem o poder de diminuir o risco de tumores no cólon e na próstata. Além disso, a linhaça ajuda no controle da glicemia, na redução da prisão de ventre, na regularização da pressão arterial, diminuição da retenção de líquidos e redução dos sintomas da menopausa dos riscos de inflamações. Para completar, atua na prevenção da obesidade.

A forma certa de usar

Mas para que seus benefícios façam efeito, é preciso saber consumi-la. Isto porque Carina diz que o grande problema é que a maioria das pessoas ainda não sabe direito como escolher o tipo de linhaça que irão consumir. “A farinha não é a linhaça na íntegra, a maior parte do ômega 3 é extraída para ser vendida inteira ou na forma de óleo. Algumas pessoas compram a semente inteira, mas trituram ou batem no liquidificador, o que também não é certo”, ensina. O ideal é hidratar a semente entre oito e 16 horas, até o momento que antecede a germinação. “Na hora que você tira ela da casca, acontecem diversas variações físico-químicas que a transformam em um superalimento”, completa.

A linhaça é vendida em sementes inteiras, moída, em farinha, em óleo ou como suplemento alimentar. Segundo a nutricionista, a diferença entre os subprodutos está na quantidade. A farinha, por exemplo, é mais rica em fibras, portanto, ideal para quem sofre de prisão de ventre, enquanto o grão apresenta tanto as fibras como os ômegas, vitaminas e minerais. Os óleos apresentam grande concentração dos ácidos graxos, portanto, são mais indicados para quem quer diminuir os sintomas da TPM – Tensão Pré-Menstrual. “A linhaça age em nosso organismo como potente antioxidante e anti-inflamatório, prevenindo o envelhecimento das células e aumentando a atividade imunológica do organismo por ser rica em nutrientes que fortalecem o exército de defesa do nosso corpo”, completa Carina, lembrando que ela também atua na gordura corporal, em especial, a adiposidade abdominal, pois combate o processo inflamatório ocasionado pelo excesso de tecido adiposo que gera um processo inflamatório crônico. “A consequência de um corpo que funciona bem é pele bonita, cabelo saudável e peso ideal”, enfatiza.