Ribeirão recebe contação de histórias do livro “Festa Junina no Campo”

  • Entre linhas
  • Publicado em 21 de maio de 2018 às 13:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Apresentações acontecem no próximo dia 22, na 18ª Feira do Livro e instituições de Ribeirão Preto

O livro infantil “Festa Junina no Campo”, impresso em tinta e Braille, será lançado em Ribeirão Preto no próximo dia 22 e será contado ao público infantil de maneira lúdica, revelando a afetividade existente entre uma neta e sua avó. O pano de fundo é uma típica festa junina no campo, ocasião em que se preservam nossos costumes e tradições, destacando esse grande evento de cultura popular comemorado em todo o Brasil.

A proposta é contribuir e estimular a leitura, visando à formação e inclusão de novos leitores e ao aumento do acervo de livros infantis em Braille, possibilitando que qualquer criança, independente de apresentar dificuldades de aprendizagem ou não, tenha direito de escolher o que quer ler. As sessões de contação de histórias serão gratuitas, acessíveis em Libras, com distribuição de livros e acontecem no Espaço do Leitor da Feira do Livro e instituições de Ribeirão Preto.

Escrito por Eliana Manzan, o livro conta a história de Leninha, que espera ansiosamente suas férias para visitar sua avó Iolanda, que mora no campo. Nesse reencontro, uma grande festa junina tradicional no campo é o palco onde transborda o amor entre a avó e a neta. O desenvolvimento da festa, com todas as suas características, desde a fogueira acesa, passando pelo sanfoneiro que embala a quadrilha junina, até a fartura de doces típicos, mostra ao leitor o quanto é bom participar de festas juninas. A proposta do livro é resgatar os costumes e tradições dessa festa, abordando de forma simples e lúdica a compreensão e valorização tanto da cultura como do folclore nacional.

O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Rouanet e com patrocínio da Santa Helena Indústria de Alimentos. A Santa Helena Indústria de Alimentos apoia o projeto, por acreditar que a diversidade e a inclusão são questões fundamentais para o exercício da cidadania. Projetos literários proporcionam informação e conhecimento, enriquecendo o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, sob uma perspectiva inclusiva, acessível e para todos.

Programação:
Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto – ADEVIRP
Av. Leais Paulista, 706
22/5  –  9h

18ª Feira do Livro de Ribeirão Preto- Espaço do Leitor
Esplanada do Theatro Pedro II
22/5  –  14h30
23/05 – 10h / 14h

Fundação Educandário
Av. Cavalheiro Paschoal Innechi, 500
24/5  –  10h / 15h


+ Cidades