Reunião no gabinete define cronograma, detalhes e prazos para prédio do SESC

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de janeiro de 2018 às 22:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Expectativa é que acerto entre o órgão e o poder público municipal ocorra nos próximos dias

​Quem participou da reunião a portas fechadas entre o prefeito Gilson de Souza (DEM) e representantes do SESC – Serviço Social do Comércio – garante: Franca não vai perder a oportunidade de ter a sua unidade do SESC.

Na noite desta quinta-feira, foi entregue uma projeção de evolução de obras que havia sido solicitado pela Prefeitura e que seria o último empecilho para que o SESC de Franca comece enfim a sair do papel.

Estariam restando apenas detalhes técnicos para que tudo seja documentado entre a Prefeitura e o órgão para que seja traçado um cronograma definitivo para a construção do SESC na cidade. 

O caso se arrasta há anos e se tornou uma novela no primeiro ano do mandato de Gilson. Franca está na mira do órgão há anos e no ano passado realizou até audiência pública com vistas a iniciar as obras.

Porém, há meses, o SESC tenta resolver imbróglios burocráticos junto à Prefeitura para viabilizar a sua instalação em Franca.

A obra de construção do SESC é relevante e a expectativa de investimentos em Franca é de R$ 150 milhões, somente para erguer, mobiliar e equipar o complexo. Além da geração de centenas de empregos diretos e indiretos, durante a construção e após a conclusão, para a manutenção dos serviços oferecidos.

A novela começou quando o cronograma inicial de obras previsto pelo SESC não pôde ser cumprido, até pela complexidade que a construção apresenta. Porém, o interesse em vir para Franca, uma das maiores e mais populosas cidades do Estado de São Paulo, continuou firme.

Mas o SESC, que é mantido pelo setor comercial do Estado de São Paulo, solicitou ao município uma dilação no prazo, para que possa atender a tudo que é solicitado pela legislação, sem correr o risco de a Prefeitura pedir de volta a área já concedida, no Bairro São José, próximo ao Estádio “José Lancha Filho”, o “Lanchão”.

A Prefeitura respondeu o ofício do SESC dizendo que só prorrogará o prazo se a construção for iniciada no ano que vem e concluída em quatro anos. Caso contrário, vai retomar a área e afastar a possibilidade do SESC se instalar em Franca.

A solicitação de dilação de prazo é algo comum em obras deste porte, construídas pelo SESC em municípios do Estado de São Paulo. Um exemplo é Marília, onde houve situação parecida e a Prefeitura deu todo respaldo necessário para que o serviço fosse implantado.

As unidades do SESC contam com diversos serviços, que passam por teatro, clínica odontológica, conjunto aquático, inclusão digital, espaço para atividades artísticas, biblioteca, turismo social, ginástica multifuncional, entre diversas outras.​​

Ao que parece, agora, com o cronograma em mãos, só falta o prefeito dar fim na demora de anos e permitir a instalação desta benfeitoria para os francanos.


+ Política