Represa de Rifaina baixará nível da água para realizar obras de reparos na ponte

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de outubro de 2019 às 14:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

DER-SP vai construir muro de contenção (arrimo) na cabeceira da ponte de Rifaina, a partir do dia 28

​O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER) iniciará a construção de muro de contenção (arrimo) na cabeceira da ponte de Divisa de Estados, que liga São Paulo a Minas Gerais.

O início das obras foi anunciado após vários problemas ocorridos no local, cujos reparos foram cobrados pela Prefeitura de Rifaina, bem como pela Câmara de Vereadores.

Segundo informação recebida pelo Gabinete do prefeito Hugo, a concessionária ENGIE, responsável pelo reservatório da UHE Jaguara, emitiu aprovação do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Esse documento é necessário porque estabelece o regime excepcional de operação (baixando o nível da represa-reservatório da usina) para as obras a serem feitas pelo DER na ponte localizada no km 465, da Rodovia Cândido Portinari – SP 334.

O nível será baixado por um período de 30 dias, a partir do dia 28/10/2019, segundo informe da ENGIE-Jaguara ao DER-SP.

“O reservatório será mantido inferior à cota 557,00”, comentou o secretário de Governo de Rifaina, Alcides Diniz dos Santos – Cidinho, que intermediou a solicitação entre o DER e a concessionária ENGIE-Jaguara.

“Com o objetivo de mitigarmos os impactos causados pelo regime excepcional (turismo, lazer, comércio, entretenimento e uso dos ranchos), comunicamos que, caso as obras terminem antes do prazo e 30 dias, nova solicitação para normalizar o nível será enviada”, comentou Cidinho.

Devido à oscilação do reservatório, o aterro da ponte sempre era atingido pela força da água, danificando a sustentação da ponte.

Isso prejudicava toda a estrutura do asfalto, principalmente na cabeceira da ponte, no lado paulista (município de Rifaina) provocando crateras, que vêm colocando em risco o trânsito de veículos naquele trecho. 


+ Obras