Região de Franca tem 40 áreas contaminadas por postos de combustíveis

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de novembro de 2015 às 14:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Do total, 12 casos de contaminação estão sob investigação e 4 têm risco confirmado, diz CETESB

Levantamento realizado pela Agência Ambiental do Estado de SP – CETESB –mostra que a região de Franca tem 44 áreas contaminadas, com 4 de risco confirmado e 12 que estão sendo investigadas.

É o que mostram dois estudos técnicos: o Gerenciamento de Áreas Contaminadas e o Cadastro de Áreas Contaminadas e Reabilitadas no Estado de São Paulo. 

 A reportagem compilou os dados da região de Franca que corresponde à área do Comitê de Bacia Hidrográfica Sapucaí/Mirim-Grande (CBH-SMG) e mostra que 90% das contaminações são causadas por postos de combustíveis.  

No Interior do Estado de SP, há 1.823 áreas contaminadas, com as seguintes causas: postos 1.407, industrial 260, comercial 87, resíduos 52, e acidentes, agricultura ou desconhecidos, 17. 

RISCO CONFIRMADO – Na área do CBH-SMG, são causas das 44 contaminações: postos 40, industrial 03 e nenhum registro das áreas comercial, agricultura/acidentes/desconhecidos. Do total, 12 casos de contaminação estão sob investigação e 4 têm risco confirmado.  

Os dados do estudo da CETESB mostram as ações empreendidas pela Agência Ambiental de Franca. Das 44 áreas contaminadas, foram Reabilitadas para Uso Declarado (AR) 6, Em Processo de Mediação 5, Em Processo de Melhoramento para Encerramento 17, Contaminadas sobre Investigação (ACI) 12, Contaminada com Risco Confirmado 4 e Contaminadas em Processo de Reutilização 0 

ORIGEM – A origem das áreas contaminadas está relacionada ao desconhecimento, em épocas passadas, de procedimentos seguros para o manejo de substâncias perigosas, ao desrespeito a esses procedimentos seguros e à ocorrência de acidentes ou vazamentos durante o desenvolvimento dos processos produtivos, de transporte ou de armazenamento de matérias primas e produtos.

DANOS – A existência de uma área contaminada pode gerar problemas, como danos à saúde, comprometimento da qualidade dos recursos hídricos, restrições ao uso do solo e danos ao patrimônio público e privado, com a desvalorização das propriedades, além de danos ao meio ambiente.

AUTOPOSTOS – Os postos de combustíveis destacam-se na lista de dezembro de 2014, com 3.825 registros (74% do total), seguidos das atividades industriais com 862 (17%), das atividades comerciais com 263 (5%), das instalações para destinação de resíduos com 151 (3%) e dos casos de acidentes, agricultura e fonte de contaminação de origem desconhecida com 47 (1%).

CADASTRO – Em maio de 2002, a CETESB divulgou pela primeira vez a lista de áreas contaminadas, registrando a existência de 255 áreas contaminadas no Estado de São Paulo. O registro das áreas contaminadas é frequentemente atualizado, e, após a última atualização, ocorrida em dezembro de 2014, foram totalizados 5.148 registros no Cadastro de Áreas Contaminadas e Reabilitadas no Estado de São Paulo.

VEJA AQUI O ESTUDO COMPLETO

http://www.calameo.com/read/0041256146a50eed6e020


+ Saúde