Região da Alta Mogiana promove pré-seletivas de Campeonatos Brasileiros

  • Entre linhas
  • Publicado em 6 de março de 2018 às 14:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Campeonatos serão realizados durante o 10º Simcafé, que acontece de 17 a 19 de abril, no Villa Ventura

Em mais uma ação inovadora com o foco de promover a Região, seus cafés especiais e apoiar o desenvolvimento da cadeia produtiva, a Associação de Produtores de Cafés Especiais e a Cocapec – Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas irão realizar os primeiros campeonatos de Brewers (métodos de preparo manual) e Cup Tasters (prova de café) na Alta Mogiana.

A modalidade “Brewers” buscar ressaltar a arte no preparo de café através de métodos manuais filtrados, evidenciando a importância da excelência no grão e no serviço. Já a modalidade “Cup Tasters” vem para reconhecer o profissional com talento, agilidade e precisão quando se trata de provar cafés especiais.

Os campeonatos serão realizados durante o 10º Simcafé, que acontece de 17 a 19 de abril, no espaço Villa Ventura em Franca. O objetivo é permitir uma maior proximidade dos cafeicultores com estas modalidades de competição, de modo que possam acompanhar de perto o como a excelência na qualidade dos grãos impacta no potencial dos profissionais da cadeia produtiva, valorizando também os esforços no campo para a produção dos grãos especiais.

As pré-seletivas serão abertas aos profissionais de nacionalidade brasileira ou residentes legais por mais de 24 meses, independente da região de atuação no mercado. Serão disponibilizadas 15 vagas para participantes na modalidade “Brewers” e 16 vagas para modalidade “Cup Tasters”. O período de inscrição será de 12 a 23 de março através do site da BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais.

As pré-seletivas de “Brewers” e “Cup Tasters” da Região da Alta Mogiana compõem as etapas oficiais dos Campeonatos Brasileiros de Barismo, organizados pela BSCA. Ou seja, os competidores que tiverem os melhores desempenhos em sua categoria na Região da Alta Mogiana serão automaticamente classificados para as etapas nacionais. Em 2017, os campeões brasileiros foram, respectivamente, Camila Franco de Souza – Lucca Cafés Especiais – Curitiba/PR; e Edimilson Generoso – Alicerce Café – Varginha/MG.

Os vencedores das etapas nacionais se classificam para o World Brewers Cup e o World Cup Tasters Championships, organizados pela World Coffee Events. Em 2017, os vencedores  foram, respectivamente, Chad Wang de Taiwan e Lok Chan de Hong Kong. Ambos visitaram a Região da Alta Mogiana em julho de 2017 durante o Ally Coffee Origin Trip, como parte da premiação pelo título de campeões mundiais. Em 2018, as etapas internacionais irão acontecer de 16 a 18 de setembro em Dubai, UAE (Emirados Árabes Unidos).

Com mais este passo, a Alta Mogiana caminha para a consolidação da Região como uma origem de cafés especiais que figura como player atuante no cenário nacional e internacional do segmento, apoiando profissionais de todos os elos da cadeia produtiva na busca pela excelência.


+ Economia