​Redes sociais vão influenciar o eleitorado em 2018

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de julho de 2017 às 08:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:15
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Pesquisa do Ibope revela que internet influenciará o eleitorado em 2018

Já ouvia a afirmativa do título deste artigo em 2010. Em 2014 também disseram que as redes sociais teriam grande influencia na decisão de voto. Trabalhei em ambas as oportunidades com afinco. Fiz parte da equipe digital da campanha presidencial da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva.

Em 2010, apesar do engajamento das campanhas nas redes sociais, confesso, a sensação que tive é que essa afirmativa não fez tanto sentido. Em 2014 já se fez notar que o tal ‘PODER DAS REDES SOCIAIS começou demonstrar a que veio, ou seja, as estratégias das campanhas digitais se aperfeiçoaram e a influencia na decisão do eleitorado para esse ou aquele candidato apareceu com mais intensidade.

Para 2018, a projeção de que as redes sociais vão decidir uma eleição aumenta. E aqui vai entrar a figura do militante. O partido ou o político que tiver ao seu lado INFLUENCIADORES DIGITAIS COM CREDIBILIDADE poderá fazer a diferença.

A CAIXA ALTA acima é proposital. A figura daquele MILITONTO já não faz mais sentido. Hoje há a necessidade de influenciadores (e muitos) que tenham uma FICHA LIMPA, já que sua vida pode ser devastada e a credibilidade virar meme. A internet deixa rastros que ficam registrados por toda a vida.

Pesquisa do Ibope revela quem influenciará o eleitorado em 2018

Clique com o botão direito na imagem e depois na opção “abrir em uma nova guia” pra ver a imagem acima ampliada.

O Ibope Inteligência divulgou pesquisa de opinião pública sobre o clima para as eleições gerais de 2018. O trabalho tem como objetivo medir o grau de influência (muita, pouca, nenhuma) de alguns canais de comunicação e informação na decisão de escolha do candidato de preferência à Presidência da República nas eleições.

A pesquisa foi realizada entre 18 e 22 de maio e ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 142 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Confira abaixo parte do resultado da pesquisa e veja como que, com o passar dos anos, a influencia da internet nos pleitos eleitorais vai ganhando corpo e já ulrapassa a TV e jornais (mídia Tradicional).

Internet e redes sociais (36%)

Mídia tradicional (35%),

Conversas com amigos (29%) e parentes (27%) – é necessário considerar que as redes sociais também promovem as conversas entre amigos e parentes.

Disputa para 2018 já começou

Como escrevi recentemente nesse artigo, a disputa para o pleito de 2018 na internet já começou. Como anda a sua equipe de Marketing Digital? Já está formada e atuante? A estratégia com influenciadores digitais já está definida?


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