Rede Lucy Montoro celebra dez anos com lançamento de tecnologia

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de maio de 2018 às 16:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Equipamento possibilita movimentos até então não alcançados por nenhum aparelho no planeta

Nesta quinta-feira (17), dia em que comemora dez anos de funcionamento, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro promoveu o lançamento de um equipamento de robótica que possibilita movimentos tridimensionais dos membros superiores até então não alcançados por nenhuma tecnologia do mundo.

Novidade 100% nacional, o Vivax foi idealizado pelo engenheiro brasileiro Antonio Makiyama, com financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O aparelho passa por testes clínicos na Rede Lucy Montoro, pioneira em uso de robôs na reabilitação e que promove a aplicação clínica nos pacientes, por meio da experiência em robótica já adquirida em outros equipamentos.

Características

Vale destacar que uma pesquisadora clínica da entidade oferece suporte ao engenheiro idealizador para adaptar o robô às necessidades dos pacientes até se chegar ao modelo ideal. A tecnologia permite uma amplitude do movimento do braço até então não alcançada em nenhuma tecnologia existente no mundo, pois permite movimentos tridimensionais mais realistas e próximos às atividades cotidianas dos pacientes.

O Vivax tem a vantagem de ser portátil e pesar 15 kg, o que torna o aparelho cerca de sete vezes mais leve do que os disponíveis no mercado. O robô também apresenta um custo significativamente inferior a um equipamento similar para aquisição e permite maior feedback auditivo e visual, ao disponibilizar jogos mais atrativos.

O equipamento é voltado para vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), pessoas com paralisia cerebral, lesão encefálica, lesão medular, traumatismo craniano e doenças degenerativas.

Oficina

Criada em 2008, a Rede Lucy Montoro conta com 17 unidades em funcionamento em todo o Estado, que realizam mais de 100 mil atendimentos por mês, além de três unidades futuras.

A cerimônia de lançamento também contou com a presença da banda de pacientes da unidade Lapa da Rede Lucy Montoro. Os integrantes participam da oficina terapêutica de música que incentiva pacientes com restrições motoras e intelectuais a tocar instrumentos.

Ministradas pelo professor de música Carlos Henrique Peixoto, as aulas têm o objetivo de auxiliar na descoberta de novas habilidades, por meio do contato com a música. Durante as atividades, o docente analisa cada participante e estuda adaptações para que o aluno possa tocar o que tiver afinidade e melhorar o desempenho das funções.

As adequações vão de um apoio no pé até inverter as cordas de um violão para que o músico consiga realizar a performance com a outra mão. Para isso, a oficina conta com apoio da equipe multidisciplinar.

Serviços

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro oferece serviços às pessoas com deficiência ou doenças potencialmente incapacitantes. O atendimento ocorre por meio de um time de vários profissionais (médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados em reabilitação).

Em 2014, a entidade se tornou a primeira instituição brasileira a conquistar a acreditação da Commission on Accredition of Rehabilitation Facilities, organização internacional renomada em reabilitação e reconhecida mundialmente pelos níveis altos de exigência de qualidade.


+ Saúde