Realizada entrega de sutiãs especiais ao Hospital do Câncer de Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 28 de outubro de 2016 às 16:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Peças foram distribuídas a pacientes que passaram por mastectomia; parceria com Incofran será mensal

Empresários da Incofran, núcleo do Programa Empreender, da Acif, entregaram na noite de quinta-feira, 29, 14 sutiãs especiais destinados a pacientes do Hospital do Câncer que passaram por mastectomia. O evento aconteceu no quiosque da unidade hospitalar e contou com a presença de pacientes, familiares e representantes das entidades envolvidas na ação.

“Estava muito ansiosa pela entrega. Não esperava toda essa repercussão e estou muito feliz em poder contribuir com essas mulheres tão especiais, que eu considero estrelas”, afirmou a empresária Elizabeth Moraes Silva, integrante da Incofran.

Para as pacientes beneficiadas, a iniciativa também foi encarada com impacto positivo. “Não é um sutiã fácil de encontrar no mercado. Normalmente, só em lojas especializadas e a um preço bem elevado. Achei esse ato muito bonito, importante e generoso”, disse a vendedora Laudicea Ediene Ambrósio.

O presidente do Centro de Voluntários da Saúde de Franca, José Luís Beneli, o secretário de Saúde de Franca, José Conrado Netto e o primeiro vice-presidente da Santa Casa, Tony Graciano, também prestigiaram o evento e entregaram certificados de agradecimento aos participantes da ação.

“Estou imensamente feliz por estar aqui hoje, recebendo esse novo projeto, vindo de amigos e empreendedores da cidade de Franca. O Hospital do Câncer é referência no Estado de São Paulo por iniciativas como a de vocês”, afirmou Tony.

A surpresa da noite ficou por conta da pequena Mariana Silva, de 11 anos, estudante da 3ª série que mobilizou sua sala e produziu cartas de apoio às pacientes do Hospital do Câncer. Ela não apenas entregou a correspondência como pediu o microfone para mandar um recado.

“Quero falar em nome de toda a minha classe que, ‘independente’ do que você ‘tiver’, você não é diferente de ninguém. Você é uma delas: uma mulher que não se diferencia de nenhuma outra”, disse arrancando aplausos.

A noite contou ainda com uma palestra sobre prevenção do câncer de mama com a médica oncologista Jaqueline Taveira Bueno e um momento de confraternização com coffee break.

Sobre as peças

Com o auxílio da ala de fisioterapia do Hospital do Câncer, as peças foram desenvolvidas pelas empresas do Núcleo Incofran ao longo de 4 meses a fim de atender às necessidades de pacientes que passam por mastectomia. Além de ter um compartimento compatível com as próteses oferecidas pelo Centro de Voluntários da Saúde do Hospital do Câncer, questões como a escolha do tecido e adaptações ao corpo tiveram de ser pensadas. A malha, por exemplo, foi determinada com a finalidade de não causar alergia à pele, sensível após a operação. O elástico também teve de ser posicionado de forma correta para evitar contato com os pontos da cirurgia e a alça foi desenvolvida com capacidade de dar sustentação adequada à prótese.

“Uma peça como essa, no mercado, chega a custar R$ 100. O valor pode ser alto para algumas pacientes”, afirmou a gestora do Empreender, Cláudia Neves.

A partir desta parceria, a Incofran fornecerá mensalmente, e de forma gratuita, 14 sutiãs que serão doados a pacientes carentes, avaliadas pelo Centro de Voluntários do Hospital do Câncer.


+ Filantropia