Reação alérgica ao uso de cosméticos novos é mais comum do que se imagina

  • Entre linhas
  • Publicado em 2 de abril de 2017 às 12:03
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Assim como na tintura do cabelo, fazer o teste de reação alérgica é essencial antes de usar algum cosmético

​Você tem o hábito de fazer testes de reação alérgica antes de usar cosméticos novos? No geral, as mulheres costumam fazer o teste antes de usar tintura de cabelo. Porém, checar se há algum potencial de alergia com outros produtos é essencial para evitar futuras complicações.

Recentemente, a reação alérgica da britânica Tylah Durie repercutiu nas redes. A jovem aplicou uma tintura de cabelo na sobrancelha e quase ficou cega. Após 30 minutos, a pele começou a arder e no dia seguinte ela estava com os olhos cheios de secreção e dificuldades para enxergar. 

Reação alérgica causou queimaduras nas sobrancelhas e fez com que lágrimas e pus escorressem dos olhos da jovem (Foto: Facebook/ Tylah Jae Durie/ Reprodução)

Para evitar que o mesmo aconteça com você, veja como fazer o teste de reação, quais os cuidados e o que fazer quando os primeiros sintomas de alergia começam a aparecer:

Como fazer 

Alguns produtos indicam na embalagem como fazer um teste doméstico. No geral, aplica-se uma pequena quantidade do cosmético próximo ao cotovelo e após 48 horas é possível observar se há ou não reação. “Fazer isso é fundamental, pois se a pessoa for alérgica e não sabe, ao aplicar uma grande quantidade do produto de uma só vez pode causar intensa dermatite de contato local, queda do cabelo e queimadura”, orienta a dermatologista Larissa Viana.  

Existem outros dois testes para identificar alergia. São eles:

Patch test

Caso a pessoa já tenha um potencial alérgico com rinite ou pele seca, por exemplo, Larissa orienta que ela faça um “Patch test” com orientação médica.  “No exame são aplicados no dorso do paciente uma serie de substâncias comumente usadas em cosméticos e com potencial alergênico. A leitura do teste é feita em 48 e 96h”, explica. Se for positivo, o local de contato pode ficar vermelho ou com bolhas. 

Teste aberto

Aqueles com predisposição alérgica podem fazer um “Teste aberto” antes de usar algum produto. “Basta friccionar o cosmético na região do cavo, ou seja, na região em que o braço e o antebraço flexionam, durante cinco dias, duas vezes ao dia”, explica a dermatologista. Se nesse período a área não ficar avermelhada nem coçar, é possível usar o produto. Mesmo com o teste, Larissa recomenda sempre observar a reação do corpo ao cosmético. Afinal, não há garantia de que ele não vá desencadear um processo alérgico a qualquer momento. 

Sintomas

No geral, os sintomas da dermatite de contato são coceira, vermelhidão, bolinhas vermelhas, bolinhas de água e queimadura. “Sentindo qualquer coisa,como uma vermelhidão, lave o local com água abundante e procure ajuda médica”, recomenda. 

Existem as reações de hipersensibilidade tardia, explica Larissa. Nesse caso, após o contato repetido com o material, o organismo considera o produto estranho e uma alergia pode começar. Quando isso acontece, deve-se suspendar o uso do cosmético e procurar ajuda médica para orientar a realização do teste e ajudar no alivio dos sintomas.

Cuidados

“Nunca utilize tinturas de cabelo nas sobrancelhas, pois é uma área mais sensível e próxima aos olhos”, orienta. Nesse caso, é recomendável utilizar as hennas (após os devidos testes) especificas para a área.

Além disso, é possível ter uma reação alérgica cruzada com mais de um produto. Por isso, é muito importante ler a bula para saber se dois cosméticos podem ser usados juntos.