RaiaDrogasil é a Empresa do Ano de melhores e maiores da revista Exame

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de agosto de 2017 às 12:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:17
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Presidente Marcílio Pousada assumiu para acelerar integração entre as redes. Deu certo

​Quando a Raia e a Drogasil anunciaram sua fusão, em 2011, criaram a maior rede de farmácias do país. Não foi uma integração fácil e nem rápida. Mais de cinco anos depois, a rede se destaca pelos ótimos resultados e é a Empresa do Ano no levantamento Melhores e Maiores, de Exame.

Raia e Drogasil eram complementares tanto em público quanto geograficamente. No entanto, a integração entre as companhias demorou a acontecer. As equipes continuavam a trabalhar separadamente e a usar sistemas diferentes. Às vezes, esqueciam até de pagar contas básicas.

Com a lentidão, a empresa perdeu dinheiro. A rentabilidade caiu de 3,2% em 2011 para 2,6% em 2013. No mesmo ano as ações despencaram 35%.

A companhia também perdeu espaço, enquanto as concorrentes se movimentavam rapidamente. Em 2009, o BTG Pactual criou o grupo BR Pharma e começou a comprar diversas redes menores. Em 2011, a Drogaria São Paulo se uniu à Pacheco e, dois anos depois, a americana CVS comprou a Onofre.

A RaiaDrogasil trouxe, então, alguém de fora para arrumar a casa. Marcílio Pousada, que presidiu a rede Saraiva por 8 anos, foi chamado para acelerar a integração. O executivo reviu processos, estratégias e sistemas.

Ele reorganizou os planos de carreira, remuneração e treinamento e conseguiu diminuir a rotatividade de 60% para 30%. As novas estratégias de crescimento previam a abertura de dezenas de lojas, testes de novos formatos e aumento da satisfação dos clientes.

Também está investindo em duas outras subsidiárias, a Farmasil, rede de farmácias populares, e a 4Bio, vendedora de remédios de alta tecnologia.

As medidas de Pousada deram resultado. De 2013 a 2016, as receitas cresceram 36% em dólares e 83% em reais. Seu faturamento hoje é de 3,4 bilhões de dólares, bem à frente da segunda colocada, a Pacheco-São Paulo. As ações valorizaram 300% no período.

A expansão rápida e o fim da integração garantiram à RaiaDrogasil o título de Empresa do Ano. Sem planos para novas aquisições, a rede ainda tem bastante espaço para crescer organicamente, dizem analistas.

O ranking completo das 500 maiores empresas do país será publicado na edição especial Melhores e Maiores, de Exame, que estará nas bancas, no site Exame e no aplicativo Exame na próxima quinta-feira, dia 10. 

A publicação destacará as empresas que apresentaram maior eficiência e melhor estratégia neste momento difícil da economia brasileira.


+ Comércio