Rádios AM do Estado de SP migram para FM, mas as de Franca ainda estão fora

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de junho de 2017 às 11:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em Franca emissoras AM (onda média) são as rádios Imperador (920), Difusora (1.030) e Hertz (970)

Representantes de 36 emissoras de rádio do Estado de São Paulo assinaram, nesta sexta-feira (23), no Palácio dos Bandeirantes, os termos aditivos para migrar do AM ao FM. 

Nenhuma das três emissoras de AM (Onda Média) de Franca entrou no procedimento nesta primeira fase. A cidade tem como emissoras AM, as rádios Imperador, Difusora e Hertz. 

O procedimento é um dos últimos passos rumo à operação na nova frequência. O governador Geraldo Alckmin recebeu líderes do setor e destacou a importância da iniciativa.

“A radiodifusão é importantíssima para a sociedade brasileira. Hoje é um grande dia de conquista para São Paulo, com a migração de um número significativo de rádios. Ganha o ouvinte, em qualidade. Nós teremos uma audiência ainda maior, além da interação com o telefone celular e a internet”, ressaltou o governador.

Após a assinatura, as emissoras precisam realizar o projeto de instalação e obter a aprovação de local e uso de radiofrequência. O mutirão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações tem o objetivo de acelerar o processo em todo o Brasil.

Benefícios
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Paulo Tonet Camargo, o Brasil avança na desburocratização da radiodifusão e nos benefícios aos ouvintes. “A qualidade de áudio é essencial para a atividade do rádio, de transmitir notícia, serviços e lazer”, afirmou.

Mais de 500 veículos de comunicação já assinaram o termo aditivo de adaptação das outorgas. Outros estados do país realizaram o procedimento. No total, cerca de 1.500 rádios AM, das 1.781 existentes no Brasil, solicitaram a migração para a FM.

Na primeira etapa, cerca de mil emissoras poderão operar na faixa atual de FM, de 88 a 108 MHz. As demais empresas terão que esperar concluir o processo de digitalização da TV para a liberação da faixa estendida, de 76 até 108 MHz.


+ Tecnologia