Quer manter a forma? Veja esses exercícios para perder barriga sem ir na academia

  • Entre linhas
  • Publicado em 16 de abril de 2018 às 17:57
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo pode ser alcançado alternando exercícios aeróbicos com exercícios musculares

Para perdermos gordura abdominal é necessário ajustarmos a alimentação e realizar exercícios físicos. Muitos exercícios podem ajudar a perder barriga sem sair de casa. O objetivo pode ser alcançado alternando exercícios aeróbicos com exercícios musculares. E a prática pode proporcionar benefícios que vão além da estética. Isso porque acúmulo de gordura na região abdominal pode causar problemas cardiovasculares, respiratórios e de postura e doenças relacionadas a síndrome metabólica.

É importante conversar com o seu médico e um profissional de Educação Física que irá planejar e corrigir seus exercícios.

Os exercícios realizados com o próprio peso corporal irão aumentar sua frequência cardíaca causando ótimo resultados se praticado com regularidade. O fortalecimento muscular também é muito eficiente quando realizamos este tipo de exercício. 

confira os melhores exercícios para perder barriga:

1- flexão de braços:

Flexão de braço é um exercício bastante versátil que pode trazer benefícios tanto para iniciantes quanto para os mais avançados.

Como fazer: para não ter problemas e acabar se lesionando enquanto realiza a flexão de braço, é importante tomar cuidado com o posicionamento das mãos, colunas e quadril. As mãos devem estar alinhadas com o peitoral e abertas de forma que os cotovelos consigam dobrar até 90 graus. Já os cotovelos devem estar voltados para fora. Tome cuidado para não deixar o quadril muito elevado ou abaixado, ele deve estar na mesma altura do tronco. Os pés podem estar juntos com o corpo todo esticado, ou os joelhos ficam apoiados no chão, facilitando o movimento.

2- marcha estacionária:

Marcha ou corrida estacionária é basicamente simular uma corrida sem sair do lugar. É um bom exercício aeróbico e que ajuda a aquecer o corpo para os próximos movimentos.

Como fazer: use um tênis e roupas confortáveis e simule uma corrida sem sair do lugar. Você pode apoiar em uma parede. Inicie com apenas a marcha e de maneira menos intensa (respiração bem tranquila), como o tempo de treino, após 3 semanas aumente a intensidade incluindo a corrida estacionária e variando as intensidades.

Muitos estudos recentes apontaram eficácia nos treinos com variações de intensidades para perda de gordura abdominal e visceral. 

3- pular corda:

Pular corda pode até ter sido uma brincadeira na infância, mas este movimento pode ser divertido e ajudar a perder barriga sem sair de casa também na vida adulta. Mas, atenção, por ser um exercício que exige mais condicionamento físico e um pouco de coordenação, inicie devagar e vá aumentando a velocidade e duração desta atividade com o tempo.

Como fazer: primeiro escolha um lugar seguro para pular corda. O ideal para iniciar é intercalar de dois a três minutos de corda com os seus exercícios musculares. Como ajuda a perder barriga: Por ser um exercício aeróbico, pular corda ajudará na perda de peso e melhora do condicionamento físico.

4 – prancha:

As pranchas são exercícios que ajudam muito na postura e no fortalecimento da parede abdominal. Muitas vezes a barriguinha está associada a má postura. Este exercício trabalha a região dos braços, abdômen e lombar, sem contar que demanda concentração na força empregada no abdômen para conseguir se manter na posição, ajudando a definir a região.

Como fazer: para iniciar a prancha, coloque as duas mãos paralelas no chão, da mesma forma que a ponta dos pés (que devem estar levemente separados), dividindo o peso do corpo nestes quatro apoios. O movimento é semelhante a uma flexão, mas aqui você não movimentará o braço, ele deve permanecer esticado com o corpo reto. O trabalho muscular será para se manter na mesma posição. Após conseguir estabilizar a prancha pode-se executar o movimento de bicicleta, levando o joelho em direção ao cotovelo contrário (joelho direito no cotovelo esquerdo e vice-versa). É importante nunca deixar o abdômen relaxar para conseguir se

manter nesta posição. Outra forma de fazer a prancha é mantendo a mesma posição, mas com os pés sobre o sofá ou uma cadeira.

Comece sustentando o corpo por 30 segundos e repita este processo cinco vezes. Aos poucos vá aumentando o tempo de sustentação.

5- agachamento:

O movimento de agachar-se é um exercício bastante completo, que ativa grandes grupos musculares com a extensão e flexão do quadril e joelhos, mas é preciso ter cuidado ao realiza-lo. Se feito de maneira incorreta ele pode causar lesões dos joelhos e coluna lombar.

Como fazer: quando for realizar o agachamento, os pés devem estar paralelos (lado a lado) na mesma direção do quadril. Tome cuidado para não deixar as pernas muito abertas ou fechadas e, na hora de se agachar, o quadril deve ser projetado para trás. Veja como fazer o agachamento corretamente aqui

Você pode começar com três séries de dez a doze repetições. Mas, no caso de dor nos joelhos ou nas costas, pare o exercício e procure orientação de um especialista.

O benefício da perda de gordura abdominal é devido ao grande gasto energético, mas por ser um exercício bem completo, ele também age na musculatura do quadril, ou seja, além de ajudar a perder barriga em casa, o exercício ajuda a deixar o bumbum durinho.

O circuito de exercício é um formato de excelente de treino para a diminuição da gordura abdominal, além de melhorar o metabolismo, circulação e fortalecimento dos seus músculos.