Quarentena: Unifran em Forma cria conteúdos para incentivar qualidade de vida

Instituição desenvolve vídeos motivacionais e recreativos para nutrir a mente e corpo durante a quarentena

Postado em: em Educação

Com objetivo de ajudar a população a manter a qualidade de vida e os exercícios físicos ativos, a Universidade de Franca (Unifran), instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, por meio do PUF – Projeto Unifran em Forma, desenvolve vídeos motivacionais e recreativos para nutrir a mente e corpo durante a quarentena. 

Os conteúdos possuem treinos de ritmos como a zumba, condicionamento físico com exercícios funcionais que podem ser feitos em casa, além de orientações instrutivas sobre a questão do isolamento social e dicas importantes de boa postura para home office e relaxamento corporal.

O material é elaborado pela equipe de professores do projeto e compartilhado com os alunos. Um vídeo por exemplo, do professor do projeto Jhonatan Rodrigues Marques, traz exercícios simples para os idosos realizarem em casa, com alongamentos e desenvolvimentos das atividades, com o tempo de duração para cada etapa.

Outra docente, a professora Kaelyn Carrijo Almeida, mostra um treino intermediário dos membros inferiores para os adultos. 

Ela explica como fazer o agachamento utilizando uma cadeira de apoio, em seguida indica um outro exercício chamado “cadeira chinesa”. 

Neste você se apoia com as costas na parede para contrair o abdômen e por último, um deslocamento lateral para trabalhar a respiração.

Em outro conteúdo o guarda-vida do projeto, o Thulio Lennon Leite, reforça a importância do uso de máscaras protetoras e um alerta sobre o álcool em gel. 

Às vezes o álcool pode deixar algum resíduo na mão e as pessoas podem acabar tendo queimaduras. Vamos ficar atentos com estes equipamentos e lavar bem as mãos, para evitar queimaduras, para que assim possamos utilizar os produtos de forma segura”.

A coordenadora responsável do projeto, a professora Rita de Cassia Albano, explica mais sobre a iniciativa. 

A prática regular de atividade física é extremamente importante para a saúde e do bem-estar biopsicossocial das pessoas, além de combater o sedentarismo. Neste momento de distanciamento social devemos manter os níveis satisfatórios de atividades físicas diárias, alimentação saudável e o consumo diário de água para preservarmos a saúde física e mental das pessoas”.

O projeto foi criado para proporcionar bem-estar biopsicossocial e qualidade de vida através de modalidades esportivas como natação, hidroginástica, musculação, treinamento funcional, ginástica artística e zumba.

As modalidades esportivas são ministradas por instrutores esportivos formados e egressos da Educação Física, com metodologias que garantem a excelência do trabalho presando as relações sociais com atenção e afetividade. 

As atividades do projeto contam também com o trabalho de guardas vidas para supervisão, apoio e prevenção de possíveis ações de socorros de urgências.

O PUF – Projeto Unifran em Forma contribui para formação acadêmica de profissionais de Educação Física e oferece para alunos estágios nestas modalidades citadas, com supervisão dos professores e coordenadores do projeto. 


Artigos Relacionados