Protetor solar: quantidade e reaplicação garantem eficácia do produto

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de dezembro de 2017 às 11:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De acordo com pesquisa realizada, só 35% dos brasileiros utilizam o produto de maneira adequada

Você já se perguntou se passa a quantidade certa de protetor solar? E quanto à hora de reaplicar, tem ideia de qual seja? Com o verão chegando, a importância de proteger a pele dos efeitos do sol se torna ainda mais necessária. No entanto, ainda existem muitas dúvidas em relação à porção ideal e ao intervalo entre as reaplicações do produto.

De acordo com o Guia de Fotoproteção na Criança e Adolescente, desenvolvido pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), para acertar na quantidade de protetor solar deve se usar a regra das “nove colheres de chá”. Em crianças, a quantidade dever ser metade da usada em um adulto.

O que muita gente não sabe é que a efetividade do protetor solar está relacionada à utilização adequada da quantidade e da frequência de aplicação. De nada adianta passar o produto em menor quantidade e nem ultrapassar o tempo limite para a reaplicação. Dessa forma, a pele fica desprotegida e propensa à queimaduras solares e outros problemas decorrentes da exposição sem proteção ao sol.

Conheça a regra das colheres de chá e acerte a medida da aplicação:

– Rosto/ cabeça/ pescoço: 1 colher de chá

– Frente e atrás do tronco: 2 colheres de chá

– Braço e antebraço direito: 1 colher de chá

– Braço e antebraço esquerdo: 1 colher de chá

– Coxa e perna direita: 2 colheres de chá

– Coxa e perna esqueda: 2 colheres de chá.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IPUPO Educacional e Consulfarma, o número de brasileiros que não aplicam o filtro solar diariamente aumentou e já chega a quase 2/3 dos consumidores. De acordo com os dados do estudo, 65% da população não aplica o produto diariamente. Em 2015 esse percentual era de 53%.

Além disso, 69% da população que usa filtro solar não reaplica o produto. A reaplicação é tão importante quanto a quantidade adequada.

O ideal é passar novamente o produto a cada duas horas, após entrar na água ou suor excessivo.


+ Saúde