Protesto na estrada velha Franca Batatais: promessas vazias de Engler e Gilson

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de outubro de 2018 às 13:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Um denominou a estrada, mas nada fez; o outro só usou estrada para promessas em outdoors

Em meio a pesadas críticas ao governo do Estado, ao prefeito Gilson de Souza (DEM) e ao Deputado Roberto Engler (PSB) dezenas de produtores rurais e moradores na região ao longo da “estrada velha” Franca a Batatais protestaram no meio da tarde desta quinta-feira (11) contra o estado de abandono e o não cumprimento de promessas de asfaltamento da rodovia. 

As péssimas condições da estrada (isso mesmo, não tem como chamá-la de “rodovia”), que se agravaram com a falta de manutenção depois que terminou o contrato com a empresa terceirizada que fazia os serviços, contratados pelo Estado, atingem moradores, produtores rurais, estudantes e trabalhadores que, cotidianamente convivem com buracos, falta de sinalização e outras inseguranças. 

Com números significativos para a economia agrícola da cidade, os protestos têm sua razão de ser: além da falta de segurança na rodovia, o que revoltou os participantes do protesto​ foi o uso político em anos anteriores, pelos dois deputados de Franca: Roberto Engler e Gilson de Souza (atual prefeito de Franca). 

ROBERTO ENGLER

Roberto Engler, antes no PSDB e agora np PSB. fez e renovou, por mais de uma década, as promessas de que a estrada seria asfaltada (com o famoso jargão “sem pedágios”). 

O apelido “deputado do outdoor” como o político passou a ser chamado pelos moradores e usuários da região tem uma razão de ser: periodicamente o deputado trocava os outdoors que colocava na região, mas não trocava a promessa de que a estrada seria asfaltada. 

GILSON DE SOUZA

Gilson de Souza, então deputado pelo DEM imitou Roberto Engler nas promessas. Pior: a única coisa que fez pela estrada foi denominá-la “Rodovia Rionegro & Solimões” em homenagem à famosa dupla originária de Claraval e que colocou com destaque a cidade de Franca no cenário musical sertanejo do País. 

Gilson nominou, mas como Engler, não moveu uma palha (ou ao menos não fez valer seu proclamado prestígio junto aos governadores Alckmin, José Serra, Alckmin (de novo) em favor do asfaltamento da estrada. 

E AGORA? 

O protesto foi válido pelo fato de chamar a atenção sobre um problema que prejudica uma força econômica da cidade e que é uma força econômica da cidade, mas parece que encontrará pouca repercussão em termos efetivos: Roberto Engler está desacreditado por ter renovado esta promessa ao longo de quase duas décadas e Gilson de Souza mostra um enfraquecimento político no plano estadual assustador. 

A força dos dois políticos francanos que ao longo dos anos falharam com aquela comunidade ainda é uma incógnita: Engler depende de uma eventual reeleição de Márcio França, enquanto Gilson, pelo seu imobilismo político deixa a impressao que, se não conseguiu nada pela Franca-Batatais como deputado, dificilmente conseguirá agora que faz uma administração de Franca que deixa a desejar em todos os sentidos. 


+ Política