Proporcionando vários benefícios, Ração Humana conquista adeptos

  • Entre linhas
  • Publicado em 1 de novembro de 2016 às 13:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Base do alimento é desenvolvida a partir de ingredientes como farelo de trigo, linhaça, entre outros

Ração humana é uma mistura de alimentos integrais, fontes de carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e fibras

A busca incessante pela saúde e boa forma tem aguçado as pesquisas nutricionais e a indústria de alimentos. De tempos em tempos surgem produtos que trazem benefícios como a perda de peso, o acréscimo de nutrientes às refeições, dentre outras coisas.

Um exemplo disso é a Ração Humana. Trata-se de uma mistura de alimentos integrais, fontes de carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e fibras, apresentados em pó ou flocos, facilitando o consumo. A base do alimento é desenvolvida a partir de ingredientes como farelo de trigo, extrato de leite de soja, farelo de aveia, gérmen de trigo tostado, farinha de linhaça, gergelim sem casca, açúcar mascavo, levedo, guaraná em pó e gelatina sem sabor. De acordo com as nutricionistas Betânia de Andrade Monteiro e Taila Santos de Freitas, a receita pode ser acrescida de outros ingredientes como cacau em pó para dar o sabor de chocolate, farinha de maracujá, farinha de banana verde, quinoa em flocos, dentre outros ingredientes, que podem variar de acordo com o interesse de cada pessoa.

Com tantos ingredientes saudáveis, a Ração Humana traz inúmeros benefícios à saúde, pois auxilia no funcionamento do intestino, estimula o metabolismo acelerando a queima de energia e evita o acúmulo de gordura. Além de colaborar para a saciedade, evitando o consumo exagerado de outros alimentos e o excesso de peso, ela também reduz o colesterol.

Que o diga a psicóloga Michele Santos Goulart que há cerca de oito meses passou a consumir a Ração Humana e logo começou a sentir os efeitos positivos. Todos os dias, no café da manhã, Michele toma vitamina de banana, mamão, leite desnatado e duas colheres pequenas de Ração Humana. O primeiro beneficio sentido foi no intestino, que passou a funcionar muito bem. Além disso, ela ficou mais disposta para realizar as atividades do dia a dia, além de sentir mais saciedade, perdendo três quilos no período.

Alerta aos adeptos

Desde que se popularizou, a Ração Humana conquistou muitos adeptos, mas por outro lado, a crescente divulgação do produto pode influenciar o seu consumo indiscriminado, por isso Taila e Betânia alertam que a Ração Humana não deve substituir as refeições principais como almoço e jantar. “Não serve como único alimento diário”, salientam as nutricionistas que instruem que a ingestão de ração humana deve ser sempre acompanhada por líquidos, por ter grande quantidade de fibras.

Michele tem consciência disso. “Não substitui o café da manhã, continuo comendo meio pão e café, porém, nas outras refeições não sinto tanta fome”, especifica Michele que viu os benefícios do alimento refletidos na pele, no cabelo e em todo o organismo.

As nutricionistas recomendam versões específicas do alimento para pessoas que sofrem de algumas doenças. A versão sem guaraná em pó é a ideal para os hipertensos. Para diabéticos, pode ser feita a versão sem açúcar mascavo, apesar da quantidade de açúcar ser pequena e acompanhada por fibras que retardam a absorção da glicose. Além disso, para pessoas que têm intestino preso, a ração humana pode ser acompanhada de frutas como mamão e ameixa.

Mas se o objetivo é perda de peso, é recomendável o acompanhamento de um nutricionista e não esquecer que o produto não fará milagres sozinho. É preciso força de vontade, dar fim ao sedentarismo e apostar numa dieta saudável.

Sugestão de consumo:

Vitamina para café da manhã e lanches

  • 300 ml de leite desnatado ou leite de soja
  • 1 banana nanica + 1 fatia de mamão
  • 1 colher de sopa de mel ou 4 gotas de adoçante natural
  • 2 colheres de sopa de ração humana

Bater tudo no liquidificador com gelo a gosto e servir imediatamente. A sugestão é variar nas frutas.