Projeto reforça proibição para seguranças portarem armamentos em Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de março de 2018 às 05:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além de armas de fogo, vigilantes não poderão utilizar cacetetes ou pistolas de choque elétrico

Tramita na Câmara Municipal de Franca o Projeto de Lei 35/2018, de autoria do vereador Della Motta (Podemos), que trará, se aprovado, mais segurança à população durante eventos realizados na cidade.

O parlamentar sugere, na matéria, a alteração da Lei nº 8.663, de 19 de março de 2018, com a proibição expressa do emprego de vigilante armado nos eventos no município de Franca. 

O objetivo da propositura, segundo Della Motta, é vedar expressamente o emprego de segurança armada no recinto dos eventos abrangidos pela lei. “A Policia Federal só autoriza o uso de arma de fogo em serviço para o vigilante patrimonial, transporte de valores, escolta e segurança pessoal, com sua expressa autorização”, disse o parlamentar.

Della Motta disse que, embora não seja autorizada a segurança armada nos recintos de eventos, a adequação legislativa é válida para não gerar interpretação equivocada. “A lei prevê a regulamentação por decreto, fase em que o Executivo poderá disciplinar a matéria e dispor sobre as condutas vedadas”, explicou o vereador.

Além do emprego de armas de fogo, os vigilantes ficarão proibidos, de acordo com o projeto de lei proposto, de utilizar qualquer outro equipamento de potencial ofensivo, como cassetetes ou armas de choques. 

“O objetivo desses profissionais não é este tipo de enfrentamento. Para situações extremas, o correto é a ação das forças oficiais de segurança pública”, disse Della Motta.


+ Política